Recente pesquisa revela: o que faz de um clube, um grande clube?

Uma pesquisa realizada pelo time de conteúdo da Betway, site de futebol bets , ouviu mais de 3.500 fãs de futebol e perguntou: o que eles acham que faz de um clube, um grande clube?

Foram usados 10 critérios para determinar o tamanho de um clube, onde foi pedido para que os torcedores os elencassem, em uma escala de 0 a 10, sendo zero o menos importante e 10 o mais importante, para chegar a definição de uma questão tão complexa e existencial como seu clube é grande ou pequeno?.

Alguns dos critérios eram simples, como tamanho do estádio. Alguns foram mais complicados, como a torcida nos estádios, que foi calculado dividindo a capacidade do estádio de uma equipe pela média de comparecimento destes torcedores em jogos. Isso foi feito para comparar estádios de tamanhos diferentes dentro de um mesmo critério.

Em seguida, 10 clubes que já jogaram na Premier League foram classificados. A classificação dos clubes deu uma resposta definitiva para alguns dos mais longos debates do futebol, como por exemplo, se o Manchester City é agora um clube maior que o Liverpool, ou se o Leeds ainda pertenceria a uma lista de grandes clubes da Premier League à frente, digamos, do Bournemouth.

Os clubes ganharam pontos pelo quão bem classificados ficaram em cada categoria, com 20 pontos atribuídos à equipe de melhor classificação e um ponto para a equipe na 20ª posição. As equipes abaixo do 20º lugar não marcaram nada.

Usando os resultados, foi definido uma tabela com os 20 maiores clubes da Premier League.

O resultado foi claro, o Manchester United é de longe o maior clube da Inglaterra, vencedor de 13 títulos da Premier League, ficou no topo ou na segunda e terceira posições em seis dos 10 critérios, incluindo os dois mais importantes: o total de títulos e torcida nos estádios. Eles não conquistam o título desde 2013, mas ainda têm 57 pontos de vantagem sobre o Liverpool no topo da tabela. O Manchester City, entretanto, terminou em quinto, atrás do Liverpool, Arsenal e Chelsea.

Os campeões consecutivos lideraram três categorias – títulos recentes, performances recentes na Premier League e gastos em transferência – mas estes critérios ficaram entre os quatro menos importantes em nossa pesquisa.

Portanto, não houve viés de títulos e performances recentes nos resultados. As glórias passadas são claramente mais importantes para os torcedores do que o sucesso recente.

Isso também ficou claro em partes mais baixas tabela, com o recém-promovido Aston Villa terminando em nono, à frente de Leicester, Newcastle e Southampton.