Por que os serviços de produção de vídeo começaram a ganhar mais popularidade recentemente?

O avanço progressivo da tecnologia está nos levando com ela e, onde antes o texto e as imagens eram suficientes, hoje torna-se simples e acessível inserir um vídeo, já que as ferramentas estão agora disponíveis para todos: além de alguma habilidade técnica e, espera-se, senso estético ,tudo o que você precisa é de um smartphone.

A eficácia do vídeo é indiscutível

O burburinho social segue as tendências do momento e hoje, no Instagram, YouTube e TikTok, todos falam do poder dos influenciadores digitais, os novos líderes de opinião das redes sociais.

E, se o objetivo é ganhar destaque no mundo digital, há seis grandes razões para se optar pelo videomaking, seja você um indivíduo interessado em promover seu blog pessoal ou o representante de uma grande corporação que quer aumentar o tráfego em seu website.

1 – Os vídeos aumentam o tráfego

As estatísticas revelam números impressionantes, já que vídeos transmitidos pelo YouTube e Facebook totalizam algo em torno de 7 bilhões de visualizações diárias. Calcula-se que a inclusão de um vídeo em um conteúdo digital gere quatro vezes mais tráfego do que um simples artigo em um blog.

Este potencial também é comprovado pelas experiências dos cassinos online internacionais: aqueles que oferecem jogos de streaming ao vivo, como o video bingo, muito popular no Brasil, têm um tráfego de usuários muito maior do que os concorrentes que não o fazem e, portanto, obtêm ganhos potencialmente maiores.

2 – Permitem que você transmita mais informações

Um vídeo tem mais apelo e consegue transmitir muito mais informações em um período de tempo limitado. Isso porque estimula quase todos os nossos sentidos, projetando uma imagem mais consistente de nós mesmos e de nossas empresas para o público. E, enquanto em um texto é difícil conseguir uma entonação, com o uso do áudio e a expressão de um rosto, isso se torna simples e envolvente.

3 – Os vídeos são melhor compreendidos pelos telespectadores

Do ponto de vista do espectador, as estatísticas mostram que os vídeos são mais compreensíveis do que outros modelos de comunicação. Uma pesquisa realizada pela Insivia aponta que aqueles que assistem a um vídeo retêm 95% das informações, em comparação com 10% quando a mensagem é lida em um texto.

4 – Os usuários preferem o compartilhamento de vídeos

Mais uma vez, o vídeo vence o desafio nas redes sociais, pois os usuários preferem compartilhar vídeos a outros conteúdos. Especificamente, os dados nos dizem que os vídeos em média têm 12 vezes mais compartilhamento do que uma simples foto com comentário de texto.

5 – O vídeo marketing é cada vez mais utilizado em todo o mundo

O número de empresas que utilizam o vídeo marketing tem aumentado ao longo dos anos. Há cerca de cinco anos, eram cerca de 60%, enquanto hoje são cerca de 80% e isso reflete não apenas sua eficácia, mas também o grau de simplicidade alcançado pelas soluções profissionais de hardware e software utilizadas, que permitem produzir vídeos de alta qualidade. Não à toa, cada vez mais pessoas criam canais próprios no Youtube e buscam dicas para preparar vídeos.

6 – Fazer vídeos custa cada vez menos

Apenas dez anos atrás, fazer vídeos exigia a compra de uma série de ferramentas profissionais caras, como uma câmera digital, uma estação de trabalho para processamento de filmes e software específico para edição, além de outros equipamentos que podiam elevar o investimento financeiro necessário a dezenas de milhares de dólares. Hoje, gasta-se menos e é possível obter resultados superiores em qualidade.

Então, mesmo que não tenha pretensões de se tornar o próximo Francis Ford Coppola, você deve considerar a inclusão de vídeos em suas estratégias de crescimento nas redes sociais.