Região

Acqua Trekking reuniu 250 trilheiros de várias cidades em Peabiru

Trilha teve um percurso de aproximadamente 10 quilômetros
(Foto: Gessiane Pereira)

A trilha pelos Caminhos de Peabiru, realizada nesse domingo (15), no município de Peabiru, foi um sucesso, conforme a organização do evento. De acordo com balanço da comissão organizadora, a caminhada reuniu em torno de 250 trilheiros de várias cidades da região como Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Goioerê, Sarandi, Engenheiro Beltrão, Araruna, Mamborê e Peabiru.

A trilha, denominada de Acqua Trekking, teve início às 8 horas com encerramento por volta do meio dia, quando os participantes chegaram ao destino. Esta edição do evento teve a participação até mesmo do trilheiro deficiente visual, Felipe Veiga, demonstrando que o turismo também pode ser acessível por pessoas com deficiência.

A trilheira, Marta Leli, moradora de Maringá, participou da aventura e elogiou a organização. “A equipe é super organizada e prestativa, não deixou nada a desejar”, falou, ao destacar as belezas naturais do município de Peabiru. Ela disse que participará das próximas trilhas.

A trilha desse domingo teve um percurso de aproximadamente 10 quilômetros entre terra e rios. Durante o trajeto, os participantes passaram por sete cachoeiras, duas minas, entre outros atrativos naturais. O diretor de cultura da cidade e coordenador do evento, Arléto Rocha, comentou que além do resgate histórico-cultural, as trilhas fomentam também a economia da cidade, já que muitos participantes são de fora consomem no comércio local.

“Houve o incremento de recursos na cidade por meio do café da manhã nas panificadoras locais, bem como os almoços e gastos de outra ordem como nos postos de gasolina e bares”, exemplificou. Ele destacou que o evento teve a parceria da prefeitura do município.

O Acqua Trekking faz parte do calendário de caminhadas lançado pelo município em janeiro deste ano. A programação conta ao todo com 26 caminhadas temáticas durante todo o ano. O calendário será encerrado somente em dezembro. Segundo Rocha, a ideia é transformar Peabiru na Capital Estadual das Caminhadas, atraindo turistas de várias partes do Estado e País, fomentando a geração de emprego e renda através do turismo ecológico.

Clique ou arraste para passar as fotos