Região

Barbosa Ferraz define programação da festa do “Porco Garantido”

O município de Barbosa Ferraz definiu a programação do seu prato típico, o “Porco Garantido”. A festa, alusiva aos 58 anos de emancipação político-administrativa da cidade, será de 6 a 9 de setembro. Vale lembrar que o aniversário da cidade foi comemorado no dia 25 de julho.

A programação incluirá várias atrações, como shows artísticos (com entrada franca); BF Fashion Crochet; exposição de artesanato; parque recreativo; praça de alimentação; exposição de produtos da agroindústria familiar; entre outras.

A festa começa no dia 6 de setembro (quinta-feira) com o evento BF Fashion Crochet. Às19h30 será realizado no Centro de Eventos da cidade um desfile de modas com roupas produzidas de crochê. Barbosa Ferraz é oficialmente a Capital do Crochê no Paraná. No ano passado foi realizada a VI Expocroche, o evento foi um sucesso.

A prefeitura colocou 1,5 mil convites à venda para o prato típico, que será servido no dia 9 (domingo) a R$ 30,00 cada. Os participantes devem levar talheres. Interessados devem comprar os ingressos na Apae do município; Lar Santa Rita; ou ainda pelo site www.aloingressos.com.br. Toda renda será revertida em prol da Apae e Lar Santa Rita.

O prefeito da cidade, Edenilson Miliossi comentou que a prefeitura já está organizando toda a estrutura da festa para receber bem os visitantes. São esperadas pessoas de toda a região e de outras cidades do Paraná e também estados de fora. “Estamos otimistas com a festa”, falou, ao lembrar que a programação acontece no Centro de Eventos do município, que será inaugurado para a festa. Ele lembrou que durante o almoço haverá show com o Acústico Trio Forever.

Miliossi disse também que este ano todas as escolas do município participarão do desfile de 7 de Setembro. O tema será a Evolução dos Transportes. “O evento é importante para despertar a consciência cívica nos alunos”, frisou.

Shows

A programação artística da Festa do Porco Garantido conta com os seguintes shows: Mariana & Matheus+DJ Charles (dia 7); Jair Supercap +DJ Charles (8); e no domingo (9), Trio Forever durante o almoço com o prato típico, a partir das 11 horas.

Porco garantido

A iguaria, feita com carne suína desossada, foi adotada como prato típico de Barbosa Ferraz em 2007 e de lá para cá o número de convites vendidos aumenta a cada ano, atraindo pessoas de várias cidades da região. O Porco Garantido é assado em fogo brando, na grelha, por cerca de quatro horas. Depois, é colocado em fogo forte por cerca de três a quatro minutos para ficar "garantido". O prato leva arroz branco, saladas, tutu de feijão e torresmo como acompanhamento.

Este ano, a prefeitura vai preparar em torno de 2 mil quilos de carne para a festa. Para padronizar o prato, os animais escolhidos têm no máximo no máximo 1 centímetro de gordura. O objetivo é que o assado fique no ponto e a carne tenha o menor índice de gordura possível. Os porcos vão para o fogo na madrugada que antecede a festa.