Região

Boa Esperança faz distribuição de 5 toneladas de tilápias à população

A prefeitura de Boa Esperança fez nessa quinta-feira (18) a distribuição de cerca de 5 toneladas de peixes (tilápias) a famílias do município. Moradores dos distritos de Paranaguaçu, Alto Palmital e da área rural também foram beneficiados. Os peixes são criados e pescados do lago municipal. Foram doados 2 peixes médios ou um grande para cada família. A entrega foi feita no parque do lago, à tarde.

Pela manhã, agentes de Saúde do município visitaram moradores acamados e com problemas de locomoção para fazer a entrega a domicílio. Média de “Entre 200 a 280 sacolas de peixes foram entregues a estes moradores”, falou o prefeito da cidade, Wenderson Aparecido Pereira dos Santos (PSB).

Os peixes foram distribuídos apenas à população do município. “As pessoas que receberam os peixes são identificadas por cadastro para evitar que moradores de outras cidades se passem por pessoas da cidade”, explicou. Conforme Santos, o objetivo é conservar a tradição durante a Semana Santa em que os cristãos substituem o consumo de carnes por peixes.

Segundo ele, a iniciativa beneficia vários moradores mais carentes da cidade que não têm condições de comprar a carne. A distribuição de peixes no município na Semana Santa é feita há vários anos. “O mais importante é que estamos colocando na mesa das pessoas um alimento de qualidade e procedência”, comentou.

Santos lembrou que a pesca no lago é liberada de quinze em quinze dias. Os peixes são adquiridos pelo município na fase juvenil e alimentados até atingir tamanho e peso considerado ideal para pesca. “Eles são mantidos no lago e recebem um tratamento especial para ficar prontos nesta época”, explicou, ao comentar que o momento é bastante aguardado pela população.

As tilápias retiradas do lago pesam entre 500 gramas a três quilos. Os peixes são tratados diariamente com ração por um servidor do município, encarregado pelo serviço. Por dia são consumidos em média 40 quilos de ração.