Campo Mourão

“Caminhada com Maria” espera reunir multidão de fiéis em Campo Mourão

Programação começa bem cedo, na Catedral São José.
["Centenas de fieis s\u00e3o esperadas para a \u201cCaminhada com Maria\u201d em Campo Mour\u00e3o"] (Foto: Blog do Ilivaldo)

Dentro da programação festiva à padroeira do Brasil e aproveitando o feriado de aniversário de Campo Mourão, o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Vila Urupês realiza no próximo dia 14 a 6ª edição da “Caminhada com Maria”. O trajeto inclui passagens por todas as paróquias da cidade, Seminário, Carmelo, Fraternidade O Caminho, Igreja Ucraniana, entre outros pontos sagrados. A previsão é de que o evento reúna centenas de fieis.

O dia será todo dedicado à caminhada. A programação começa bem cedo, a partir das 6 horas, na Catedral São José. “Faço o convite para todos fazerem esta experiência de fé conosco. Estaremos rezando mil Aves Maria durante este evento, tendo uma formação paulatina sobre o ano do leigo. Estaremos dando a oportunidade também para pessoas que buscam a cura, libertação, e emprego”, falou Antonio Aguilar, um dos organizadores do movimento. Segundo ele, a iniciativa do Santuário visa as comemorações à padroeira.

Conforme os organizadores, a participação da comunidade religiosa tem sido muito boa a cada ano. O percurso da caminhada é de aproximadamente 32 quilômetros. Apesar disso, Aguilar explica que não há necessidade de caminhar todo o trajeto. “Muita gente caminha um, dois, três quilômetros. A pessoa vai escolher o seu horário e fazer a sua programação. Ou seja, cada um faz o percurso como desejar, dentro de suas possibilidades”, destaca.

Os caminhantes passarão por 17 lugares sagrados dentro da cidade de Campo Mourão, chegando ao Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupê, por volta das 18 horas. Depois da concentração na Catedral, os caminhantes seguem para a Paróquia do Rito Ucraniano e Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no jardim Copacabana, De lá os peregrinos caminham em direção ao Lar Paraná, passando pela Paróquia Nossa Senhora do Caravágio e as demais paróquias circunvizinhas.

Às 11h30 está programada a chegada na capela do Carolo, onde todos participam de um lanche no almoço. Serão servidos pão caseiro, mortadela e presunto, preparado pelos organizadores, sem nenhum custo. No período da tarde o grupo continua a caminhada para a Paróquia São Francisco de Assis, e várias outras capelas próximas, passando ainda pelas igrejas da Asa Leste (Aeroporto, Tropical, Santa Cruz) e retornando ao Santuário por volta das 18 horas para o encerramento.

De acordo com Aguilar, serão dezessete pontos de parada, com oração e representantes das paróquias e pastorais fazendo uma breve descrição de como é ser católico leigo naquela comunidade. “Estamos desenvolvendo a ideia de ouvirmos em cada um destes lugares que chegarmos como é ser católico leigo naquela pastoral, isso porque este ano a igreja nos ensina celebrar o ano do leigo”, explicou.

Ele acrescentou que os cerca de 600 lanches servidos durante o evento serão preparados pela própria comunidade. Por isso, quem quiser pode fazer doação de alimentos como pães, mortadela, entre outros, deixando no Cantinho de Maria, no calçadão da Avenida Capitão Índio Bandeira, área central de Campo Mourão.