Campo Mourão

Campo Mourão completa 70 anos com mais de 94 mil habitantes

A comemoração será marcada nesta terça-feira pelo tradicional desfile cívico e várias atrações na praça.

Campo Mourão completa nesta terça-feira (10 de outubro) 70 anos de emancipação político-administrativa. Ao longo de sua história, colecionou fatos, conquistou a ordem e atingiu uma importante colocação na economia do Paraná. Hoje, somos mais de 94 mil habitantes, pessoas que lutam por dias melhores sem desanimar. Atualmente, a cidade dispõe de um belo quadro urbanístico, com modernas edificações, parques à disposição do povo, boa universidades, investimento na área gastronômica e bons supermercados.

Na saúde a Santa Casa, mesmo com poucos recursos, garante o atendimento para Campo Mourão e toda a região da Comcam. Quem não consegue ser atendido por aqui é encaminhado para tratamento em Curitiba e outros centros maiores. Enfim, a cidade chega aos 70 oferecendo conforto aos mourãoenses.

Mas nem tudo são flores. As pessoas querem mais. Exigem maior agilidade na Saúde, uma metodologia eficiente ao combate às drogas, mais segurança e cobram um novo planejamento no trânsito, afinal a falta de vagas para estacionar em horários de pico é uma das maiores reclamações,deixando o trânsito lento. O estacionamento rotativo pago nas principais vias da cidade seria a saída, evitando que as vagas sejam tomadas o dia todo por quem trabalha no comércio.

A prefeitura tem buscado as melhorias. Recentemente instalou placas impedindo o trânsito de caminhões pesados, com mais de 10 toneladas pelas vias centrais para preservar a malha asfáltica. Ainda assim, a população é feliz. Festeira. Os mourãoenses são receptivos e exibem um calor humano invejável aos demais municípios.

O ano de 2017 não tem sido fácil. O atual prefeito Tauillo Tezelli (PPS) assumiu a prefeitura endividada em janeiro e tem tomado medidas drásticas para colocar a casa em ordem. Nem mesmo a tradicional Festa Carneiro no Buraco pode ser realizada por conta das dívidas acumuladas pela gestão anterior. A decisão dividiu opiniões nas redes sociais, mas é desta forma que a prefeitura vai caminhando em meio ao conturbando momento econômico que o Brasil atravessa.

Desfile

A celebração dos 70 anos de aniversário será marcada nesta terça-feira pelo tradicional desfile cívico, com participação de 30 instituições, incluindo as escolas do município. A programação cultural começou dia 30 de setembro. O desfile, será realizado a partir das 8h30 na Avenida Irmãos Pereira. “Estamos confiantes que não teremos chuva e a previsão de tempo nublado vai até favorecer o desfile”, destaca a secretária Especial de Cultura, Marley Formentini. O palanque de autoridades, como sempre, ficará na esquina da Rua São Paulo.

A dispersão do desfile será na direção da praça da catedral São José, onde a partir das 11 horas estão programadas atividades em parceria com diversos segmentos. A troca de lixo reciclável por mudas de flores, arbóreas, frutas e condimentares fará parte da programação, em parceria com o IAP, Faculdade Integrado e SEAMA.

Ainda dentro da programação também haverá corte de cabelo e maquiagem (Senac), exames gratuitos de saúde (Solumed), aferição de pressão e outros serviços (Cebrac), jogos de salão em geral, mini futebol, mini basquete, mini vôlei, entre outros brinquedos, distribuição de pipocas e distribuição de picolés (Mega Sorveteria). A missa das 19 horas, na a Catedral São José, será celebrada pelo bispo-coadjutor Dom Bruno Versari em ação de graças pelo aniversário do município.