Campo Mourão

Campo Mourão sedia I Congresso Médico Acadêmico Integrado

Foi aberto, na noite dessa terça-feira (16), o I Congresso Médico Acadêmico do Integrado. O evento segue até sexta-feira (19) e tem como objetivo a difusão científica, além de reunir estudantes, docentes e profissionais da região para troca de experiências em diversas áreas da Medicina. A solenidade de abertura foi realizada no auditório da Unimed Campo Mourão e contou com palestras que abordaram as áreas de cardiologia e anestesiologia.

A iniciativa conta com palestras e discussões distribuídas em módulos, possibilitando aos seus participantes a oportunidade de conhecer melhor as áreas que mais lhes interessam, com temas abrangentes e práticas inseridas dentro dos cenários de aprendizado do Centro Universitário Integrado. De acordo com o presidente do evento, professor Eufânio Estéfano Saqueti, o Congresso Médico Acadêmico do Integrado será um evento anual, organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina do Integrado (Camedi). “Promovido pelos próprios acadêmicos, buscamos preparar o estudante para vários desafios, porque o médico, acima de tudo, é uma liderança na sociedade e, com certeza, buscamos também o aprimoramento cientifico. É só o primeiro, uma semente que no futuro vai prosperar”, assegura Saqueti.

Para o coordenador do curso, Marco Aurelio Marangoni, além dos acadêmicos, a ação da graduação contribui também para o aprimoramento da Medicina em toda a região. “Isso ocorre na medida em que traz à discussão temas atuais e relevantes para a atualização médica, cumprindo, além de seu papel, enquanto formador de futuros profissionais, seu compromisso social de melhorar a saúde da região e contribuir com a atualização e propagação de conhecimento”, destaca o coordenador de Medicina.

Marangoni ainda ressalta a importância do Congresso, sendo uma das ações mais importantes para a implantação do curso. “O evento só é possível porque os alunos conseguiram, em pouquíssimo tempo, organizar uma estrutura de representação acadêmica, que é o Centro Acadêmico de Medicina do Integrado. A organização, já no primeiro ano do curso, de um congresso acadêmico, mostra todo o empenho do Integrado, de seus professores, funcionários e de seus estudantes na construção de um curso de excelência para a formação médica. Uma menção especial deve ser destinada aos acadêmicos, que demonstram, em mais essa ação, todo o comprometimento, dedicação e qualidade que possuem, sendo absolutamente inspiradores a todos nós”, conclui o coordenador.

O Congresso Médico Acadêmico do Integrado apresenta-se com uma proposta de parceria com a Residência Médica do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, nas áreas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia, contando, neste ano, com os mais qualificados especialistas dessas áreas da Medicina de Campo Mourão e região. As inscrições para participação no evento já foram encerradas.