Colégio Integrado implantará programa bilíngue a partir de 2020

Em um mundo globalizado, ser fluente em uma segunda língua é essencial para viver em uma era sem fronteira. O inglês é o idioma mundial oficial e dominar essa língua abre muitas oportunidades. Com esse propósito, o Colégio Integrado de Campo Mourão irá implantar, a partir do primeiro semestre de 2020, o programa bilíngue da International School, referência no segmento no Brasil.

De acordo com a diretora do Colégio Integrado, professora Ana Paula Previate, o programa busca desenvolver nos alunos capacidades e competências para o século XXI, como desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade, trabalho colaborativo em equipe, diálogo com o próximo e cidadania global. Além disso, o programa da International School incluirá, para alunos a partir do 2º ano do fundamental, os Exames para Cambridge. Estamos muito seguros e confiantes que nossos alunos terão a melhor preparação no segundo idioma. Assim, como nossa qualidade educacional se destaca na língua materna, o Colégio Integrado será referência, também, no segundo idioma destaca a diretora.

O programa irá ser implantado, de início, aos alunos do Grupo 2 ao 5º ano do ensino fundamental I e, gradativamente, será ampliado aos estudantes das outras séries do fundamental II. Com aulas diárias no mesmo turno do aluno, o programa será ministrado com docentes selecionados e treinados pela International School. Todo o material utilizado será fornecido pela empresa, que fará o acompanhamento da implantação do programa. O aluno não precisará vir em contraturno nem os pais terem de levar para outros lugares; quando chegarem para as aulas normais, já terão as aulas de inglês no mesmo local, detalha a diretora.

Durante a semana, os alunos, pais e responsáveis, além de colaboradores do Grupo Integrado conheceram os detalhes do programa bilíngue. A apresentação foi realizada pelo consultor educacional bilíngue da International School, Raphael Duarte, que destacou os diferenciais do serviço e tirou as dúvidas dos presentes. A implantação do programa tem essa fase inicial, que é o alinhamento das informações. Depois, teremos a formação pedagógica de uma equipe de professores. Será uma mudança no ensino do inglês na escola, usando a proposta de educação bilíngue dentro do Colégio,com cinco aulas semanais na matriz curricular. Além da gramática, o aluno vai ser preparado com uma base mais estruturada para a fluência da língua, com dinâmica e um material que possa favorecer esse tipo de aprendizado. As aulas do programa são totalmente em inglês e a ideia é de que o aluno tenha toda a sua fala nesse idioma, numa forma divertida, espontânea e natural para ele. A partir do próximo ano, o inglês terá um espaço maior dentro da matriz, explica o consultor.

Um marco para o Colégio Integrado

De acordo com a diretora do Colégio Integrado, esse é o início da internacionalização da Instituição. Estudamos muito como fazer essa implantação, pois queríamos algo que realmente desse resultado, em que o aluno possa aprender, não apenas o idioma, mas que consiga desenvolver a capacidade de lidar com a diversidade cultural e desenvolver valores cada vez mais importantes em um planeta globalizado. No nosso programa, da International School, as aulas serão em inglês e não aulas de inglês. O idioma é utilizado como meio de instrução e não como finalidade da aula, finaliza a diretora Ana Paula.