Campo Mourão

Com baixo estoque, hemonúcleo de Campo Mourão pede doações

A queda de doações em cerca de 30% no inicio deste ano, está afetando o estoque de sangue no hemonúcleo de Campo Mourão. De acordo com a chefe da unidade, Maria Luzia Salvador, a capacidade de atendimento por turno é de 30 a 35 pessoas, mas apenas entre 6 a 12 doadores estão comparecendo a unidade. “É muito pouco”, falou.

Devido a situação, Maria Luzia, está fazendo um chamamento aos doadores para que compareçam para as doações. “Estamos precisando de todos os tipos”, ressaltou. Ela lembrou que até o próximo dia 15, a coleta de sangue será realizada apenas no período da manhã, das 07h30 até às 11 horas. No período da tarde, das 13h30 às 17 horas, o atendimento na unidade será exclusivo para cadastro de medula óssea.

Maria Luzia comentou que a queda nas doações é normal para o período do ano. Segundo ela, acontece principalmente por causa da redução do horário de atendimento na unidade na primeira quinzena de janeiro por conta das férias dos servidores, por causa de muitos municípios estarem em recesso, e ainda porque muitos doadores estão viajando no período. “Já é de praxe essa queda, por isso que em dezembro colhemos bastante para suprir a necessidade”, ressaltou.

Conforme ela, se não houver um aumento no número de doações nestes próximos dias, o estoque ficará em situação crítica. “Temos muito pouco doadores vindo”, ressaltou. Maria Luzia frisou que a preocupação é grande porque o estoque do hemonúcleo de Campo Mourão supre também a demanda de todos hospitais da Comcam. “Pedimos que mais uma vez que os doadores compareçam”, reforçou.

O hemonúcleo fica localizado na rua Mamborê, nº. 1.500, próximo ao estádio municipal, o horário de atendimento é das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas no telefone (44) 3525-1102.

Requisitos para doar sangue

* Ter de 16 a 67 anos (16 e 17 anos estar acompanhado do responsável legal, para primeira doação até 60 anos e até 67 anos para quem já é doador e tenha como comprovar);

* Levar RG, CNH ou Carteira Profissional de Trabalho (original ou cópia autenticada);

* Pesar acima de 50 kg;

* Estar alimentado com café da manhã (evitar excesso de alimentos gordurosos);

* Estar em boas condições de saúde;

* Não ingerir bebida alcoólica no período de 24 horas anterior à doação;

*Não fumar duas horas antes e depois da doação;

* Dormir seis horas antes do dia da doação.