De 500 mil empresas do PR, apenas 633 empresários já receberam troféu

Na cerimônia em que o mourãoense Carlos Tagliari vai receber o Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, no próximo dia 12, em Curitiba, também será feita a entrega da comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná a três personalidades do estado: o jurista Eduardo Rocha Virmond, o senador Oriovisto Guimarães e o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço.

As honrarias serão conferidas pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e o já tradicional evento comemora o transcurso do Dia do Comerciante. A solenidade vai acontecer no Centro de Eventos Expo Unimed e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Carlos Tagliari (proprietário da Casa Tapi – Materiais Esportivos e Uniformes) será um dos 47 empresários ligados a sindicatos filiados à Fecomércio PR agraciados na cerimônia com o Troféu Guerreiro do Comércio. Com o prêmio, a Fecomércio PR pretende destacar os empreendedores que geraram oportunidades de trabalho e ajudaram a impulsionar e desenvolver o Paraná e o país.

As histórias profissionais e pessoais passam por homens e mulheres inovadores e criativos ao empreender e por novos e antigos negócios que vencem desafios diários e crises para manutenção de empregos. Desde que o prêmio Guerreiro do Comércio foi criado, em 2006, 633 empresários – de um total de 500 mil empresas paranaenses – foram homenageados. Os premiados são indicados segundo critérios de projeção, tempo de mercado, reconhecimento da comunidade e notoriedade empresarial.

Já a comenda Ordem do Mérito do Comércio do Paraná, instituída há 51 anos, foi entregue a apenas 26 personalidades. Aos homenageados com a honraria serão entregues medalhas no formato da Cruz de Malta – um desenho formado por oito pontas –, que representa uma pessoa observadora, confiável, inventiva, habilidosa, distinta, sábia, perseverante e encorajadora.

A expectativa é de que a cerimônia reúna mais de mil empresários, autoridades e convidados. Será a 14ª edição do Troféu Guerreiro do Comércio do Paraná, que este ano será concedido a empresários de Apucarana, Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Ponta Grossa, Toledo, Umuarama e União da Vitória.