Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo mobiliza Comcam

Os 25 municípios que fazem parte da região da Comcam promovem neste sábado (19), o Dia ‘D’ de vacinação contra sarampo para crianças de seis meses a menores de 5 anos. As unidades básicas de saúde estarão abertas das 8 às 17 horas. A vacinação para este público foi aberta no dia 7 deste mês e prossegue até a próxima sexta-feira (25). Já para o grupo com faixa etária de 20 a 29 anos, a imunização foi aberta ontem e segue até o dia 30 de novembro. O Dia ‘D’ para este grupo será dia 30 do mesmo mês.

A 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, espera vacinar 2.325 crianças de 6 meses a menores de 12 meses e 17.146 de 1 ano a menores de 5 anos. Já os adultos na faixa etária de 20 a 29 anos, a meta é vacinar 51.654 pessoas. A enfermeira chefe de Seção de Vigilância Epidemiológica da 11ª Regional de Saúde, Evandra Cristina Pereira faz um chamado aos pais e responsáveis para que levem as crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos para tomar a vacina.

Os pais devem levar as crianças para a vacinação, essa é a única maneira de prevenção do sarampo. Quem não pode ir durante a semana, terá a oportunidade agora neste sábado. As unidades de saúde estarão abertas o dia todo para vacinar quem ainda não está imune ao sarampo, reforçou Evandra.

Em Campo Mourão, são esperadas 20.548 pessoas para a vacinação, sendo 15.132 de 20 a 29 anos; 4.723 de 1 ano a menores de 5 anos; e 693 de 6 meses a menores de 12 meses. Essa vacina faz parte do calendário normal e a intensificação no sábado é para crianças cujos pais ou responsáveis não têm condições de levar durante a semana, ressalta Rosangela Neves, auxiliar de enfermagem do Departamento de Vigilância em Saúde de Campo Mourão. Segundo ela, a vacina contra poliomielite também está disponível em todas as unidades para crianças que não estão com o calendário em dia.

É importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacina, recomenda Rosangela. Além da vacina, é preciso seguir outras recomendações como evitar exposição a aglomerações, reforçar a higienização, promover a ventilação adequada dos ambientes e diante de qualquer sintoma procurar um serviço de saúde. Somente um profissional da área poderá avaliar e dar as recomendações necessárias.

O sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, através da fala, espirro, tosse e respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nas crianças. O vírus do sarampo pode levar a complicações como, encefalite, meningite e pneumonia.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SESA), o Paraná tem 157 casos de sarampo confirmados. Somente nesta última semana foram mais 54 pessoas com a doença. É um aumento de mais de 50% de casos confirmados. Além disso, outros 284 casos estão em investigação. Adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, continuam sendo a maioria dos casos registrados de sarampo. Até o momento, de acordo com a Regional, não há casos na região de Campo Mourão.

Dose zero

Evandra Pereira lembrou ainda que crianças na faixa de 6 meses até menores de um ano estão recebendo a chamada dose zero. Na região da Comcam, este público chega a 4.649 crianças. A primeira dose da vacina, que vale para a carteira de nacional de imunização, deve ser recebida aos 12 meses (1 ano) e, a segunda dose, aos 15 meses. Esta é a recomendação para as crianças, que são o foco nesta fase da Campanha Nacional de vacinação contra o sarampo, disse.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaléia, indisposição e diarréia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.