Região

Emater orienta produtores sobre proteção de nascente com solo cimento

A equipe municipal do Instituto Emater de Farol orientou a proteção de uma grande nascente com a técnica do solo cimento na propriedade de Izael Nantes, tradicional agricultor familiar do município. A nascente abastece a família com água potável e também um produtor vizinho, sendo as duas famílias assistidas e orientadas pelo Instituto Emater.

Após a análise da água de poço da propriedade, foi constatado que estava fora dos padrões mínimos de qualidade, devido a contaminações. Houve a necessidade de buscar alternativa de fonte de água, onde foi estudado a utilização desta nascente sendo usado a tecnologia para lacrar e a canalização das fontes para um recipiente de armazenamento primário, de onde segue até as residências.

Depois de lavados, os dutos foram tratados com produtos a base de cloro, sendo a água conduzida por gravidade até as duas sedes das propriedades. Com o trabalho desenvolvido resolveu-se o problema da baixa qualidade da água nas duas propriedades.

A ação também tem um objetivo ambiental, o de proteger um recurso natural tão importante para a sociedade e para a sustentabilidade dos sistemas produtivos, demais produtores interessados devem se dirigir a unidade local do Emater.