Região

Engenheiro Beltrão abre inscrições para a 6ª Caminhada na Natureza

As caminhadas na natureza continuam sendo realizadas na região da Comcam. Após a 2ª Caminhada de Iretama, Circuito Rio Pinhalzinho, neste domingo (14), será a vez de Engenheiro Beltrão receber o evento, no dia 4 de agosto, com o “Circuito do Sertão”.

Será a 6ª edição da caminhada promovida pelo município, e as inscrições já estão abertas. Interessados podem se inscrever pelo site www.caminhadas.info ou www.emater.pr.gov.br. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias para participação na caminhada.

O trajeto terá cerca de 11 quilômetros, iniciando às 8 horas no distrito de Sertãozinho. Em aproximadamente três horas ou um pouco mais, os caminhantes passarão por trilhas no meio da mata, subidas, trechos de área agrícola e cascatas, com destaque para a cachoeira do Salto das Bananeiras. Mais de 500 pessoas são esperadas para a caminhada.

Haverá café colonial (opcional a R$ 10,00) e almoço ao final do percurso a R$ 20,00. Além disso, haverá produtos da agroindústria familiar em exposição para a venda. Durante o percurso haverá pontos de apoio com água e enfermeiros aos caminhantes. “Esta metodologia busca agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos produtores e caminhantes, interação do público urbano com o rural”, explica Jairo Quadros, gerente regional do Instituto Emater de Campo Mourão.

Entre os objetivos, a Caminhada na Natureza visa estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e interação do público urbano com o rural. Em 2018, os eventos reuniram um grande público na Comcam e a cada ano ganham mais adeptos.

Para participar da caminhada, é obrigatório ao caminhante realizar sua inscrição e portar o crachá durante todo o percurso. O roteiro conta com pontos de controle e apoio. Os circuitos são sinalizados em conformidade com os padrões internacionais. Os caminhantes deverão portar recipiente próprio para água, que será fornecida em pontos estratégicos do percurso e pontos de apoio.

A atividade integra o Projeto Turismo Rural da Emater. Entre seus objetivos visa estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e interação do público urbano com o rural. Este ano, 19 municípios realizarão as Caminhadas na Natureza.

Serviço

Mais informações sobre o evento, os interessados podem ligar na prefeitura de Engenheiro Beltrão, no telefone (44) 3537-8100, Emater (44) 3537-1331 ou Emater Regional, em Campo Mourão (44) 3518-4300.