Escolas estaduais da região iniciam matrículas para o ano letivo 2020

Os 51 colégios estaduais de 16 municípios de abrangência do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão iniciaram a partir dessa segunda-feira (21), as matrículas para o ano letivo de 2020 tanto para alunos de continuidade quanto para novos estudantes que irão cursar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ou 4º ano do Ensino Médio.

O prazo prossegue até o dia 1º de novembro, quando estará disponível no sistema o resultado do atendimento da escolha da escola de preferência. Caso o aluno não consiga a vaga na instituição de ensino de preferência terá a vaga garantida na instituição de ensino estadual onde está matriculado ou na instituição indicada pela Secretaria. Os pais devem ficar atentos ao prazo.

Para este ano a Secretaria Estadual da Educação (SEED) implantou um sistema de reserva de vagas on line pelo site Matrícula Escolar Paraná 2019. Pela internet, a pessoa pode escolher até três colégios. Porém, a reserva não garante a matrícula, que deve ser confirmada pessoalmente, desde que haja vagas.

Caso nenhuma instituição de ensino selecionada por preferência possua vaga disponível, a solicitação ficará registrada no cadastro de espera de vagas dessas instituições, explicou recentemente à TRIBUNA, a técnica pedagógica do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão, Marcela Kopko, ao afirmar que o cadastro garante uma pré-reserva de vaga, mas a efetivação da matrícula deve ser feita pessoalmente na escola em que o aluno deseja estudar.

Outro detalhe é que o pai ou responsável que mudar o filho de colégio, terá que abrir mão do transporte escolar, isso porque a distribuição atual dos alunos obedece um sistema de georreferenciamento feito pela SEED para que o estudante esteja matriculado o mais perto possível da casa, explicou a técnica.

Podem utilizar os serviços on line alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental; do 1º ao 3º ano do Ensino Médio; do EJA em todos os ciclos e alunos com pedidos de transferência da rede privada para a rede pública. Matrículas de 6º e 1º ano obedecerão o mesmo sistema e serão realizadas de 28 de outubro a 1º de novembro. Para os estudantes de outras redes de ensino que desejam migrar para a rede estadual, devem procurar a escola de preferência para a inclusão do nome no Cadastro de Espera de Vagas.

Matrícula

A matrícula só é efetivada pessoalmente, mediante a apresentação de todos os documentos como RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento do aluno; RG e CPF dos pais ou responsáveis dos alunos menores de idade; Carteira de vacinação atualizada; Histórico escolar ou declaração de escolaridade da instituição de ensino de origem para os casos de alunos com pedidos de transferência; Guia devidamente preenchido pela instituição com o pedido de transferência escolar do aluno.