Hemonúcleo funciona em horário diferenciado para cadastro de medula

Nesta semana, o Hemonúcleo de Campo Mourão está funcionando em horário diferenciado até esta sexta-feira (16) para doações de sangue e cadastro de pessoas para doação de medula óssea. A orientação é para que os doadores fiquem atentos aos horários.

De acordo com banco de sangue, das 7h30 às 11 horas, o atendimento será exclusivo para o cadastro de medula óssea, e no período da tarde, das 13h30 às 17 horas, para pessoas interessadas na doação de sangue.

O transplante de medula óssea é indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências entre outras doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico. Quando um paciente necessita de transplante e não tem um doador na família, é feita uma consulta ao Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea (Redome). Se for encontrado um doador compatível, ele então será convidado a fazer exames complementares para realizar a doação.

Existem atualmente mais de 1 mil pessoas em Campo Mourão cadastradas no Redome. A falta de informação é uma barreira para o aumento de cadastros de doadores. Para fazer o cadastramento como candidato de medula óssea é necessário apresentar o RG, CPF e cartão do SUS.

Medula óssea

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade; estar em bom estado geral de saúde; não ter doença infecciosa ou incapacitante; não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso. Para isso, a pessoa deve procurar o hemonúcleo de sua cidade.

Doação de sangue

A doação de sangue também exige alguns requisitos básicos ao paciente como: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Serviço

O Hemonúcleo de Campo Mourão fica localizado na rua Mamborê, nº. 1.500, próximo ao estádio municipal, o horário de atendimento é das 7h30 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas de segunda à sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas no telefone (44) 3525-1102.