Campo Mourão

Jantar-baile e danças no CTG vão marcar Dia do Gaúcho em Campo Mourão

Representantes do CTG Indio Bandeira desfilaram este ano no Dia da Independência.

Um jantar à base de arroz carreteiro, seguido de apresentações de danças folclóricas no CTG Índio Bandeira de Campo Mourão, vão marcar o Dia do Gaúcho, nesta sexta-feira, 20 de setembro, a partir das 20 horas. O evento encerra a Semana Farroupilha, uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para os nascidos no Rio Grande do Sul: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos.

Segundo o patrão do CTG, Wellington Douglas Fantin, o “Tite”, 600 convites foram disponibilizados para o jantar ao preço de R$ 25,00 por pessoa (crianças de 8 a 12 anos pagam R$ 12,50). Além do jantar, haverá apresentações de danças de Chula, do Facão e Xote Duas Damas, pelos elencos juvenil e adulto do CTG. “Povo sem tradição morre a cada geração”, filosofa Tite, ao destacar a importância da data para a comunidade gaúcha.

Após o jantar e apresentações folclóricas haverá um baile animado pelo grupo tradicionalista Canto Tchê, de Campo Mourão. Segundo Tite, o CTG Indio Bandeira conta com cerca de 120 associados e tem  representado a cidade em rodeios de laço e competições de dança promovidos por CTGs em todo o Brasil. 

Tite informa que nos dias 15, 16 e 17 de novembro, Campo Mourão vai sediar a final do Circuito de Laço, quando serão escolhidos os 10 melhores do Paraná, que vão disputar concursos de âmbito nacional e internacional. “Nosso CTG tem inclusive um campeão paranaense de rodeio de laço”, afirmou.

No Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha este ano tem como tema "A Vida e a Obra de Paixão Côrtes", que morreu no ano passado, aos 91 anos. O folclorista é um personagem decisivo da cultura gaúcha e do movimento tradicionalista, do qual foi um dos pioneiros e serviu de modelo para um dos maiores símbolos do estado: a estátua do Laçador.

Serviço 

Convites antecipados para o jantar no CTG estão sendo vendidos na Casa de Carnes do Tite, Montana Veículos e Supermercados Bom Dia.