Campo Mourão

Jornal Tribuna do Interior será homenageado pela Câmara dos Deputados por seus 50 anos

(Foto: Walter Pereira/Tribuna do Interior)

O jornal Tribuna do Interior, de Campo Mourão, será homenageado pela Câmara dos Deputados pelos seus 50 anos, completados no último dia 10 de outubro. A proposta foi apresentada ao presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), pelo deputado Rubens Bueno (PPS). Maia autorizou uma sessão solene para o próximo dia 27 deste mês às 9h30.

“Apresentei a proposta porque é uma forma de homenagear a imprensa brasileira. São poucos jornais que completam 50 anos de vida. Recentemente tivemos 70 anos da Folha de Londrina. Se você for olhar para outros jornais, muitos desapareceram, mas a Tribuna está de ‘pé’ até hoje. Então como é da nossa terra, da nossa cidade e da nossa região isso me deu mais força ainda para apresentar este pedido de sessão solene”, destacou Bueno.

O parlamentar disse que sempre acompanhou a evolução da TRIBUNA nestes 50 anos de existência. “Eu fui candidato em 1976 em Peabiru e a Tribuna já estava noticiando na época”, lembrou. Ainda conforme Bueno, apesar da migração de vários veículos de comunicação para o meio online, ele disse acreditar na força do impresso.

“Acredito porque o jornal impresso tem as suas peculiaridades de você ter algo na mão, manusear, ler artigos que nem sempre são publicados no online. Além disso a leitura no papel impresso é muito mais agradável e serve como documento”, ressaltou.

O sócio proprietário do jornal, Nery José Thomé, comentou a homenagem, ele disse que ficou ‘muito feliz’ com o reconhecimento. “Além da empresa, é uma homenagem a todos os funcionários, diretores, ex-funcionários e ex-diretores que ajudaram a construir a história da Tribuna”, falou Thomé.

A Tribuna

Em 10 de outubro de 1968, aniversário do município, Campo Mourão recebia como presente pelos seus 21 anos de emancipação a instalação de um jornal. Era a fundação da Tribuna do Interior. O novo órgão de imprensa teria como papel principal a expressão da opinião pública traduzindo os anseios e as necessidades da região.

Sempre noticiando os acontecimentos da cidade e região, a TRIBUNA foi evoluindo com Campo Mourão. Em 1991 o jornal foi adquirido pelos atuais diretores que tão logo assumiram aumentando a circulação de dois para cinco dias semanais. Outra data importante na historia da TRIBUNA foi 21 de setembro de 1997, quando o formato do jornal que era germânico, foi ampliado para o formato standard.

Em 1998, ao completar 30 anos, o jornal, deixou uma antiga casa de madeira para ocupar um prédio de dois pavimentos com mais de 2.000m² de área construída. Atualmente a TRIBUNA é um dos mais sólidos jornais do interior do Paraná e preocupa-se sempre em acompanhar as tendências da imprensa mundial. Assim foi com a implantação pioneira no interior do estado de seu site na internet com atualização em tempo real dos principais acontecimentos regionais.

A TRIBUNA é o único jornal com circulação de terça a sábado sediado na região de sua atuação. O regionalismo é sua marca registrada. As notícias regionais merecem mais atenção e profundidade que as nacionais e internacionais, apesar destas terem seu espaço diariamente nas páginas do jornal. Hoje pode-se afirmar seguramente, que a liderança e credibilidade da TRIBUNA fazem com quem haja intensa repercussão do que é abordado em suas páginas.