Região

Mais 2 municípios estão com inscrições abertas para Caminhada na Natureza

["Pelo menos 500 pessoas s\u00e3o esperadas para a caminhada em Engenheiro Beltr\u00e3o"] (Foto: Arquivo)

As Caminhadas na Natureza continuam acontecendo na região e atraindo muita gente. Mais dois municípios da Comcam estão com inscrições abertas para o evento, que acontece neste mês de outubro: Engenheiro Beltrão e Boa Esperança. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas prefeituras das duas cidades e Emater local, ou pelo site: www.ecobooking.com.br.

A primeira cidade a receber a caminhada será Engenheiro Beltrão, no próximo dia 14. Será 5ª vez que a cidade recebe o evento, com o “Circuito dos Saltos”. O trajeto tem cerca de 12 quilômetros, iniciando às 7h30 no Salão da Igreja da Comunidade Rural ‘Vai quem quer’.

Em aproximadamente três horas ou um pouco mais os caminhantes passarão por trilhas no meio da mata, subidas, trechos de área agrícola e cascatas, com destaque para a cachoeira do Salto das Bananeiras. Pelo menos 500 pessoas são esperadas para a caminhada.

Boa Esperança

Já no dia 21 deste mês será a vez Boa Esperança realizar a caminhada com o circuito Rio Barreiro. Será a 3ª edição do evento na cidade, que terá saída do Parque Ecológico a partir das 7 horas. O circuito será com percurso de 12 quilômetros. A participação é gratuita e os que tiverem interesse podem tomar café colonial antes da abertura da trilha ao a R$ 10,00 e almoçar ao final por R$ 20,00.

Boa Esperança se tornou o 11º município da região da Comcam a aderir ao programa das Caminhadas Internacionais na Natureza. A primeira edição realizada na cidade ocorreu no dia 17 de julho, de 2016. Em todo o Estado do Paraná são mais de 130 circuitos. Segundo o prefeito da cidade, o evento oportunizará aos caminhantes apreciarem as belezas naturais do município.

“Boa Esperança tem muitos lugares lindos, a trilha será entre matas, rios e pontes promovendo o contato direto com a natureza”, ressaltou. Ele agradeceu a parceria da Emater para a realização do evento. “A Emater está de parabéns pela organização do evento que vem crescendo cada vez mais na região”, acrescentou.

Para participar da caminhada, é obrigatório ao caminhante realizar sua inscrição e portar o crachá durante todo o percurso. O roteiro conta com pontos de controle e apoio. Os circuitos são sinalizados em conformidade com os padrões internacionais. Os caminhantes deverão portar recipiente próprio para água, que será fornecida em pontos estratégicos do percurso e pontos de apoio.

A atividade integra o Projeto Turismo Rural da Emater. Entre seus objetivos visa estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável, agregação de valor e renda, melhoria da qualidade de vida dos caminhantes e interação do público urbano com o rural.