Campo Mourão

Mais de 6 mil fazem prova do Encceja neste domingo em Campo Mourão

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão realizadas neste domingo (25). Em Campo Mourão, 6 mil candidatos se inscreveram para o Exame neste ano, um crescimento de 53% em relação a 2018, quando foram 2.800. O Exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o Ensino Médio.

Vários estudantes da região também farão as provas em Campo Mourão. Algumas cidades estão inclusive disponibilizando ônibus para o transporte gratuito dos candidatos, como é o caso de Goioerê, Corumbataí do Sul, Juranda, entre outros. As provas serão realizadas em sete locais no município, sendo nos colégios Antonio Teodoro de Oliveira (Lar Paraná), Dom Bosco (Lar Paraná), Colégio Estadual de Campo Mourão (Centro), Marechal Candido Rondon (Centro); Colégio Unidade Polo (Vila Urupês), Colégio Oswaldo Cruz (Jardim Laura) e na Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

As provas do Encceja 2019 serão realizadas das 9h às 13h e das 15h30 às 20h30. Pela manhã, os portões serão abertos às 8 horas e fechados às 8h45, enquanto à tarde serão abertos às 14h30 e fechados às 15h15. Para as provas os estudantes deverão levar o documento original de identidade com foto e uma caneta de tinta preta fabricada em material transparente.

 

VEJA TAMBÉM

>> UTFPR de Campo Mourão fará evento sobre empreendedorismo

 

É recomendável também que os estudantes levem o Cartão de Inscrição e um lanche. Os participantes do Encceja responderão quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além de elaborar uma redação. Serão duas provas pela manhã e mais duas à tarde.

A segurança no exame deste ano foi reforçada. O participante que deixar seu telefone celular emitir qualquer som durante a prova será eliminado. Além disso, todos os lanches serão revistados.

Recorde

Este ano, o Encceja bateu recorde de inscrições. Ao todo, 2.973.375 se inscreveram, sendo 2.331.799 para obter o certificado do ensino médio e 641.576 do ensino fundamental. Esse número representa um aumento de 75% em relação ao ano passado, quando foram recebidas 1.695.607 inscrições. Para participar da prova para ensino fundamental é preciso ter 15 anos ou mais até o dia 25 de agosto. Para ensino médio, 18 anos ou mais.

O resultado do Exame ainda não tem data definida pelo Inep, mas as notas do ensino médio costumam sair em novembro, enquanto o desempenho do ensino fundamental é divulgado em dezembro. A certificação é feita pelas secretarias de educação e alguns institutos federais de educação, locais que também emitem as declarações de proficiência. É necessário tirar 100 pontos em cada prova objetiva do Encceja para ser aprovado, enquanto a redação exige pontuação mínima de 5 pontos (do máximo de 10).

Os participantes que tirarem a nota mínima em uma ou mais provas, mas não tiver a pontuação necessária em todas as áreas, poderão solicitar a declaração de proficiência para que as disciplinas sejam eliminadas de suas provas do Encceja 2020.

Os participantes que concluírem o Encceja para o ensino médio poderão participar das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a pontuação do Enem é possível entrar no ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade Para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Mais informações podem sem obtidas no site no Inep (portal.inep.gov.br). Veja abaixo os horários das provas por disciplinas.