Saúde pública: Ciscomcam inaugura obras de reforma

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Campo Mourão (Ciscomcam), Carlos Rosa Alves, prefeito de Corumbataí do Sul, fez na tarde dessa quinta-feira (18) a inauguração das obras de reforma do prédio do consórcio. A solenidade reuniu prefeitos da região e autoridades municipais de Campo Mourão.

O presidente explicou que foi feita uma reforma geral na estrutura, contemplada com troca de piso, pintura geral, manutenção no telhado, rede elétrica e hídrica, e adequação dos ambientes. Os trabalhos iniciaram há cerca de sete meses. Segundo Alves, a reforma irá oferecer um atendimento de mais qualidade em saúde a pacientes de toda a região.

A população terá um atendimento de mais qualidade, além de um local mais confortável para as consultas e exames. Os profissionais que atuam na unidade também terão uma estrutura mais adequada de trabalho, frisou o prefeito.

A coordenadora geral do Ciscomcam, Carla Cássia Alves, informou que foram investidos na reforma aproximadamente R$ 350 mil, recursos destinados pelo Centro Universitário Integrado, via programa Coapes – Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Saúde. A destinação dos recursos para a obra foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde de Campo Mourão e comissão municipal do Coapes.

Como o Centro Universitário Integrado é detentor do curso de medicina ele tem que investir todo ano 10% do que arrecada em saúde, isso através do programa Coapes, explicou Carla, ao comentar que este processo dispensa licitação, o que acelera a obra. Segundo ela, além de recursos do Integrado, o consórcio investiu uma quantia em recursos próprios na obra.

O presidente o consórcio, Carlos Alves, comentou que o prédio estava precisando bastante de uma reforma. Segundo ele, a estrutura estava bastante deficitária, complicando o atendimento à população. Esta reforma já vinha sendo pleiteada há algum tempo, tínhamos também solicitado à secretaria Estadual de Saúde, informou Alves.

144 mil consultas ano

O Ciscomcam presta em torno de 12 mil consultas por mês a pacientes de todos os 25 municípios da Comcam, média de 600 por dia. Anualmente são 144 mil consultas. O volume de atendimentos é realmente muito grande, argumentou Carla Alves, coordenadora geral do consócio.

Ela lembrou que a construção da nova sede do Ciscomcam está na fase de projetos. O presidente da entidade se reuniu recentemente com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que confirmou a liberação dos recursos para obra. Estamos correndo atrás dos projetos para a liberação dos recursos para posteriormente iniciar o processo de licitação, falou Carlos Alves. A nova estrutura será edificada em um terreno próximo ao Hospital Santa Casa, na saída para Araruna.

Especialidades

O Cis-Comcam disponibiliza atendimento em mais de 30 especialidades, com mais de 100 profissionais credenciados. Entre as áreas de atendimento estão: gastroenterologia, endocrinologia, cardiologia, pneumologia, entre outras. O consórcio oferece também serviços de psicologia, raio-x, laboratório, eletro-cardiograma e eletroencefalograma.