Região abre nesta sexta campanha de cadastramento do rebanho

Com o fim da vacinação contra febre aftosa no Paraná, os produtores devem agora ficar atentos para a atualização cadastral do rebanho. Na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), a campanha de cadastramento obrigatório inicia nesta sexta-feira (1) e prossegue até o dia 30 de novembro. 

“Com a retirada da vacina o processo de atualização do rebanho continua para os criadores de gado e se estende também para produtores de outros animais”, falou a médica veterinária da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), núcleo de Campo Mourão, Claudia Gebara. O processo de atualização é a cada seis meses. Entre os animais que precisarão ser cadastrados estão bois, búfalos, cabras, ovelhas, suínos, cavalos, jumentos, mulas, galinhas e peixes.

De acordo com números da Adapar, o rebanho de bovinos e bubalinos é estimado na região em pouco mais de 580 mil animais. A atualização do rebanho é um procedimento obrigatório e era feita para bovinos e bubalinos no período da vacinação da febre aftosa. Todos os animais que transitam pelo Estado com interesse econômico devem ter a Guia de Trânsito Animal (GTA), devendo ter o cadastro atualizado. 

“Se não tiver o cadastro o produtor não conseguirá movimentar os animais”, informou Claudia. A atualização deve ser feita por todos os produtores, independentemente de ter ou não bovino na propriedade. Quem não cumprir a medida está sujeito ao pagamento de multa. A veterinária comentou que os fiscais da Adapar iniciam já partir do início da campanha as fiscalização das propriedades.   “Toda aquela fiscalização que fazíamos nas casas agropecuárias quando tinha a campanha de vacinação vamos direcionar agora nas propriedades para saber como estão os animais, a quantidade e se o produtor declarou. Vamos fiscalizar o trânsito agropecuário”, falou. 

Conforme a Adapar, o objetivo da campanha é ter informações precisas de todo o rebanho animal, garantindo a rastreabilidade e sanidade do mesmo. “Através desta atualização vamos saber toda a movimentação destes animais nas propriedades rurais permitindo a identificação da origem de focos de doenças caso venham surgir”, comentou a veterinária, ao ressaltar que o interesse da vigilância animal não é apenas em relação à febre aftosa, mas a todas as possíveis outras doenças. 

Cadastro

A atualização cadastral do rebanho deve ser feita pelo produtor rural. Pode ser de forma online ou diretamente nas unidades locais da Adapar, sindicatos rurais autorizados ou em escritório de atendimento municipal.

Se for online, é preciso, primeiramente, cadastrar-se na Central de Segurança do Estado do Paraná. O próprio site da Adapar possibilita essa ação, clicando no banner Campanha de Atualização Cadastral. Deve-se escolher a opção Quero me Cadastrar, informar o CPF e nome, preencher os dados e criar login e senha. Caso a pessoa já esteja cadastrada na Central de Segurança do Estado, deve clicar no banner da campanha e acessar o caminho Já sou cadastrado. Depois disso, é preciso preencher os espaços com o login e senha e clicar em Prosseguir.

Na página que se abre, deve-se selecionar a propriedade que estiver com pendência de comprovação de rebanho, escolher a espécie e preencher com os dados pedidos. Em seguida, clicar em Comprovar. O último procedimento deve ser repetido para cada uma das espécies com pendência. Se o proprietário preferir atualizar o cadastro de forma manual, precisará comparecer a um escritório da Adapar, sindicato rural ou unidade de atendimento municipal para pegar o formulário, que deve ser preenchido e entregue no mesmo local. O prazo para o cadastro será de 1º a 30 de novembro de cada ano. O procedimento deverá ser repetido entre os dias 1º e 31 de maio de cada ano.