Campo Mourão

Transporte gratuito a eleitores é mantido para o 2º turno, mas serviço será reavaliado

A chefe do Fórum Eleitoral de Campo Mourão, Sueli Bissi, informou que o transporte gratuito para o deslocamento de eleitores na zona rural será mantido neste segundo turno das eleições pela Justiça Eleitoral. No entanto, conforme ela, o serviço será reavaliado para as próximas eleições.

Sueli explicou que em várias rotas, no primeiro turno, não houve contingente de eleitores para transporte. Segundo ela, em alguns casos, o veículo do transporte fez as rotas vazio. “Então provavelmente para as futura eleições vamos rever estas rotas”, afirmou.

Na área de abrangência da 183ª Zona Eleitoral o transporte gratuito a eleitores é mantido também para os municípios de Luiziana, Farol e Janiópolis. Os ônibus e carros fornecidos pelas prefeituras recebem a identificação “A serviço da Justiça Eleitoral” para o serviço.

Na 31ª Zona eleitoral serão disponibilizadas 8 linhas para diferentes rotas com horários de saída das 8 horas às 14h30. Já para 183ª Zona Eleitoral, são 12 linhas para Luiziana, com horários de saída das 8h30 às 9 horas; 5 linhas para Janiópolis (8h30 às 14h30); e mais 5 linhas para Farol com horários de saída sempre às 9 horas.

Os veículos só poderão trafegar nos percursos já pré-estabelecidos e o embarque e desembarque de eleitores ocorrerão somente nos locais de saídas e chegadas das linhas. “Todas as Eleições a Justiça Eleitoral garante o transporte naquelas localidades onde não há seção eleitoral, que são nas zonas rurais permitindo ao cidadão que ele exerça o seu direito de voto”, ressaltou Sueli.

Ela alertou que a legislação eleitoral proíbe partidos políticos e candidatos de transportarem eleitores para o local de votação. A prática configura crime eleitoral podendo ser considerada uma forma de influenciar e fazer propaganda, o que é proibido por lei. Os próprios partidos políticos podem fiscalizar o transporte de eleitores no dia do pleito.