Gilmar Cardoso será reempossado no Centro de Letras do Paraná

Fundado em 19 de dezembro de 1912, o tradicional Centro de Letras do Paraná celebra com sessão solene na próxima terça-feira (12), a partir das 16 horas, seu aniversário de 111 anos com a posse de novos associados e da diretoria e conselho fiscal sob a liderança do acadêmico e escritor Ney Fernando Perracini de Azevedo.

Empossado como um dos mais jovens escritores a integrar a centenária instituição, com 21 anos de idade, em 18 de dezembro de 1990, há 33 anos no dia do seu aniversário, o advogado e poeta, Gilmar Cardoso, ex-prefeito de Farol, será reemposado nas festividades alusivas aos 111 anos de fundação do Centro de Letras do Paraná. Atualmente ele está filiado na condição de membro-correspondente, que equivale ao associado residente em outra cidade do Estado, e passa a condição de membro-efetivo com a obrigação da frequência regular aos eventos e encontros da agenda mensal.

O CLP, entidade literária mais antiga em atividade no Estado, tem a finalidade de contribuir para o desenvolvimento cultural com ênfase na promoção da literatura e dos escritores paranaenses. Das atividades do CLP, destacam-se os encontros semanais de terça-feira, no fim da tarde, que, além de outras atrações, constam de café de congraçamento, palestras, lançamentos de livros, tribunas livres e apresentações musicais. Esses eventos são abertos a associados e convidados.

O Centro de Letras do Paraná tem como Patronos Emiliano David Perneta (Curitiba, 3 de Janeiro de 1866 – 21 de Janeiro de 1921), considerado o maior poeta paranaense, parnasianista, 2º presidente da instituição; e Euclides da Motta Bandeira e Silva, curitibano, nascido em 22 de novembro de 1876. Primeiro presidente do Centro de Letras do Paraná, Seus antepassados foram fundadores da Cidade, trazendo sua linhagem de Baltazar Carrasco dos Reis.

ACCUR

Gilmar Cardoso foi também empossado recentemente como membro titular da Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR), presidida pela escritora e historiadora Maria Inês Pierin Borges da Silveira.