Paraná se aproxima de grandes operadoras turísticas para atrair mais visitantes

Ampliar a oferta dos destinos paranaenses para turistas de todo o Brasil. Esse foi o objetivo de reuniões realizadas nesta terça-feira (01) em São Paulo pelo secretário de Turismo, Marcio Nunes, com diretores de duas das principais operadoras do país.

“O trabalho da nossa pasta passa pela divulgação de nossos atrativos, tanto interna – mostrar aos paranaenses que há muito a conhecer dentro do próprio estado – como externa, para atrair visitantes de outras unidades da Federação e até mesmo do exterior. Nesse sentido, as operadoras de turismo são fundamentais”, disse Nunes.

Pela manhã, o encontro foi na CVC, maior operadora turística de toda a América Latina – uma empresa em atividade de 1972. Nunes foi recebido pelo vice-presidente Fabio Mader, e pelo diretor de Produtos Terrestres da companhia, Bruno Heleno. “A parceria há está firmada, agora vamos trabalhar para estruturar e apresentar para o Governo do Paraná esse plano para levar ao estado nossos clientes de todo o Brasil, disse Mader. “Passei minhas férias no Paraná e foi incrível, vamos convidar o Brasil todo para ir e ser recebido tão bem como eu fui”, completou.

“A CVC tem uma trajetória que se confunde com a história do turismo no Brasil nos últimos 50 anos. Foi a primeira companhia a fretar aviões, a investir na distribuição de produtos turísticos e a oferecer o parcelamento de viagens para caber no bolso do consumidor. Colocar o Paraná na vitrine da CVC dará um importante impulso ao turismo paranaense”, disse Nunes.

À tarde, a reunião foi na sede da MSC , terceira maior marca de cruzeiros turísticos do mundo e líder do segmento na Europa, América do Sul, região do Golfo e África Austral. Com sede em Genebra, na Suíça, a empresa faz parte do MSC Group, principal conglomerado privado de transporte e logística do mundo, com mais de 300 anos de herança marítima.

Para o Paraná, a parceria com a MSC representa um avanço importante na atração de turistas brasileiros e estrangeiros: a partir de dezembro, Paranaguá fará parte da rota de cruzeiros da companhia, e a previsão é que cerca de 2 mil pessoas passem pela região durante cada uma das 15 escalas previstas, injetando mais de R$ 1,5 milhão, por semana, na economia do litoral do estado.

As viagens serão feitas entre 1º de dezembro de 2023 e 8 de março de 2024 pelo navio MSC Lirica, que contará com aproximadamente 2.200 passageiros em cada rota, dos quais cerca de 1.200 turistas nacionais e 1.000 estrangeiros. A maior cidade do Litoral do Paraná será uma de quatro paradas previstas no trajeto de sete dias pela América do Sul, que também inclui visitas às cidades de Itajaí, em Santa Catarina, Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, capital argentina.

A parada de navios de Cruzeiro em Paranaguá não é novidade, mas esta será a primeira vez em que a cidade também contará com a operação de embarque e desembarque de passageiros. Inicialmente, serão 350 vagas por rota, totalizando 5.250 passageiros que poderão iniciar a viagem em cada um dos 15 cruzeiros a partir do litoral paranaense.

“Estamos trabalhando firme para que o Destino Paraná seja um sucesso cada vez maior”, disse Nunes. “Estamos muito orgulhosos dessa parceria e temos certeza de que será um sucesso”, finalizou o diretor de operações da MSC, Ignácio Palacios Hidalgo.