PSD oficializa candidatura de Ratinho Jr. à reeleição no Paraná
Cerca de cinco mil pessoas acompanharam no último sábado (30) a convenção estadual do Partido Social Democrático (PSD) do Paraná, em que foi oficializada a candidatura do governador Carlos Massa Ratinho Junior à reeleição. No mesmo evento, a legenda também formalizou as candidaturas de 55 candidatos a deputados estaduais e 31 deputados federais, à vice-governador, novamente com o empresário e presidente licenciado da Fecomércio, Darci Piana.
“Ratinho Junior está à frente do Governo do Estado desde janeiro de 2019, com uma gestão focada na eficiência da máquina pública, grandes obras de infraestrutura e logística, atração de investimentos privados e apoio social aos mais vulneráveis. Em seu mandato, obteve melhorias nos índices de educação, saúde e nos indicadores econômicos mesmo enfrentando a maior crise sanitária do século e a maior crise hídrica dos últimos 90 anos”, destaca o partido.
A candidatura já possui alianças confirmadas com o Partido Progressistas (PP), o Movimento Democrático do Brasil (MDB), o Solidariedade e o Republicanos, além de outros apoios esperados até o fim do prazo para registro das candidaturas, que termina em 15 de agosto.
Participação política
Atualmente o PSD já comanda 141 prefeituras, mais de um terço do total de municípios do Estado, além de ter 55 vice-prefeitos e 659 vereadores. O partido também tem a maior bancada da ALEP, com 16 deputados estaduais, e seis deputados federais.
Aliança ampla pelo desenvolvimento econômico e social do Paraná
Em seu primeiro discurso como candidato oficial à reeleição, Ratinho Junior disse que a sua missão é manter o ambiente de união política iniciado em 2019 no Paraná para que o estado continue a se desenvolver socioeconomicamente de maneira sustentável. “Depois de 30 anos de brigas políticas, em que governadores e senadores sequer se falavam, nós temos um Estado pacificado, com uma ampla base de apoio, o que nos permitiu avançar muito nos últimos três anos e meio”, afirmou o governador.
“Batemos recordes na geração de empregos e na abertura de novas empresas, atraímos R$ 120 bilhões em investimentos privados para a instalação de novas indústrias e tiramos grandes obras do papel que eram aguardadas há décadas, como a segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai, em Foz do Iguaçu, e a engorda da orla de Matinhos, que era falada desde 1996, a duplicação da Rodovia dos Minérios e o Hospital Geral de Colombo”, disse Ratinho Junior, citando alguns exemplos do maior pacote de investimentos já feitos em obras nas mais variadas áreas e que abrangem todas as regiões do Paraná.
Ao citar programas como o Cartão Comida Boa, que repassa recursos mensalmente para que famílias carentes comprem alimentos, e o Mais Merenda, que oferece três refeições por turno aos estudantes dos colégios estaduais, o candidato à reeleição deixou claro que conta com o apoio dos partidos aliados para continuar a trabalhar por aqueles que mais precisam da ajuda do poder público.
“Além das grandes obras, criamos programas sociais que levam comida para a mesa dos que mais precisam, temos o Casa Fácil, que é o maior programa habitacional do Brasil”, afirmou. “Com o Cartão Futuro, estamos oferecendo oportunidades de trabalho para os nossos jovens e adolescentes, além de dar uma perspectiva às mulheres que querem empreender e crescer, com créditos facilitados através do Banco da Mulher Paranaense”, concluiu Ratinho Junior.
Currículo
Carlos Massa Ratinho Junior tem 41 anos e é natural de Jandaia do Sul, na região do Vale do Ivaí. Formado em Marketing e pós-graduado em Direito, atuou como empresário no ramo da comunicação até ingressar na vida política, aos 21 anos, quando se elegeu deputado estadual. Depois, foi eleito duas vezes deputado federal e retornou à Assembleia Legislativa, além de ter sido Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.
Em 2018, Ratinho Junior foi eleito governador em primeiro turno por 3,2 milhões de paranaenses, o equivalente a 60% dos votos válidos. Oito levantamentos realizados por cinco diferentes institutos de pesquisa desde março até o momento apontam um cenário parecido para 2022, com possibilidades claras de reeleição do governador em primeiro turno.
Por DCMAIS