11 são presos em operação contra roubos a fazendas; mandado foi cumprido na região

Uma operação deflagrada nessa terça-feira (16), pela Polícia Civil, terminou com 11 pessoas presas. Elas são acusadas de ligação a grupo criminoso responsável por roubos a fazendas e empresas de grande porte em várias regiões do Paraná. A ação foi coordenada pela Polícia Civil de Ponta Grossa. Um mandado foi cumprido pela 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão na cidade de Araruna.

A ação aconteceu simultaneamente também nas cidades de Cianorte, Indianópolis, Piraquara e Ponta Grossa, no Paraná, e em Navegantes, estado de Santa Catarina. Os mandados de apreensões e prisões foram expedidos pela Justiça com base em denúncia do Ministério Público da Comarca de Castro. As investigações, por parte da Polícia Civil, tiveram início em 2021, em razão de uma ação criminosa, em uma fazenda, na localidade de Tronco, na cidade de Castro.

No decorrer das investigações, a polícia descobriu que o grupo vinha agindo em diversas regiões do Estado do Paraná, sempre com emprego violência, rendendo as vítimas com o uso de armas de fogo. Durante as ações, famílias inteiras e vigilantes eram feitos reféns por horas em fazendas e empresas de grande porte.

Conforme o Ministério Público, estima-se que dezenas de foram praticados pelos acusados, com prejuízos milionários às vítimas. “O grupo agia rendendo as vítimas com o uso de armas de fogo. Durante as ações, famílias inteiras e vigilantes eram feitos de reféns por horas em fazendas e empresas de grande porte. O objetivo principal do grupo era a subtração de defensivos agrícolas, maquinários, fios de cobre e produtos de construção civil”, conta o delegado Maurício Luz, responsável pela investigação.

Até o momento, a Promotoria de Justiça já indiciou ao menos 17 pessoas como parte do grupo criminoso.