Audiência vai discutir segurança pública na região da Comcam

Um encontro regional (Assembleia Extraordinária) promovido pela Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), vai discutir a segurança pública da região da Comcam, neste sábado (10), a partir das 9 horas, na Câmara Municipal de Peabiru. A cidade foi escolhida para o evento devido a onda de furtos que o município vem sofrendo nas últimas semanas.

Vereadores e prefeitos de toda a região, além do comando do 11º Batalhão de Polícia Militar e os deputados estaduais Douglas Fabricio e Marcio Nunes serão convidados para a audiência. O evento é aberto também para toda a comunidade.  Sabemos que não só Peabiru, mas várias outras cidades vem sofrendo com a ação de marginais. A Polícia Militar e Civil fazem seu trabalho, mas somos conhecedores também da limitação dos nossos policiais. Além disso, a legislação acaba contribuindo para que os bandidos presos logo voltem às ruas praticando novamente ações criminosas, falou o presidente da Acamdoze, Valdir Hermes da Silva (PSDB), presidente da Câmara de Engenheiro Beltrão. 

O presidente da Câmara de Peabiru, Alaerte Rodrigues dos Santos (PMDB), comentou que praticamente todos os dias vêm sendo registados furtos ao comércio e residências no município. Nem mesmo prédios públicos como escolas e creches estão escapando da ação dos marginais. E a gente não pode culpar as polícias porque o contingente é muito reduzido. O governo não nos dá uma luz. Por isso estamos fazendo este movimento em nível de região para sensibilizar o governo para esta situação, disse Santos, ao ressaltar que a cidade está enfrentando uma onda de furtos. 

O presidente da Câmara comentou que a situação é preocupante e a população está assustada. Hoje o morador não pode sair de casa tranquilo porque não sabe o que vai encontrar quando voltar, falou, ao informar que os vereadores da cidade estão sendo cobrados pela população para uma solução. É um fato que está acontecendo em toda a região e que não podemos fechar os olhos para o problema, ressaltou. 

Operação

Em resposta à população a onda de furtos, a Polícia Militar realizou recentemente uma grande operação em Peabiru. Um total de 180 pessoas foi abordado em 12 estabelecimentos comerciais (bares e lanchonetes.  Policiais da Rotam do 11° BPM e equipes dos destacamentos de Peabiru e Araruna participaram da operação. Não houve prisões nem apreensão de produtos ilícitos.

De acordo com o comando do 11º Batalhão de Campo Mourão, novas operações serão realizadas em Peabiru e outros municípios da região. A onda de furtos e roubos, especialmente a comércios, tem revoltado os moradores, que cobram medidas das autoridades.