Cidadania divulga nota em que lamenta tentativa de homicídio contra prefeito eleito na região
O presidente estadual do Cidadania-PR, deputado federal Rubens Bueno, divulgou nota pública na tarde desta terça-feira (17), em que lamenta uma tentativa de homicídio contra o candidato a prefeito de Mato Rico pelo partido, Edelir Ribeiro. Ele foi eleito novo prefeito da cidade com 1.530 votos (57,37%). Venceu o segundo colocado, Edson Baiano (PSD), que obteve 1.137 votos (42,63%).
O atentado ocorreu na madrugada de domingo (15). Ribeiro teria sido vítima de disparos de arma de fogo. Mas não foi atingido. Um boletim de ocorrência do caso foi registrado pela polícia. Segundo informações, quatro pessoas desceram de um veículo GM/Corsa, em frente ao comitê do novo prefeito e entraram em luta corporal com ele e um sobrinho. O sobrinho de Ribeiro foi ferido com uma coronhada de revólver na cabeça. Em seguida o agressor teria feito dois disparos contra o novo prefeito, mas errou os tiros.
“O Cidadania do Paraná condena e classifica como algo abominável, merecedor de todo repúdio, o atentado à vida que sofreu o candidato eleito, pelo voto, a prefeito de Mato Rico, Edelir Ribeiro, conhecido como Edelir da Cooperativa. Este desprezo aumenta quando que, mesmo que mínima, exista a chance deste fato ter sido realizado com possível motivação advinda de disputas eleitorais. Vivemos uma democracia e um de seus pilares é o processo eleitoral e este merece respeito, onde ele é decidido através do debate, da diversidade de ideias, da liberdade do eleitor e no final, pelo voto”, diz a nota.
O partido classificou o ato de covardia e relatou outras situações de violência contra ‘companheiros partidários’ em outras cidades do Paraná. “Por isso, vamos cobrar das autoridades a investigação sobre este caso, para elucidação deste lamentável episódio e que tomem as medidas cabíveis a fim de nos assegurar o direito de fazermos política como deve ser feita: sem medo, sem violência, no campo das ideias e do debate”, acrescentou.