Fugitivo da cadeia de Engenheiro Beltrão morre em confronto armado com a polícia

O detento identificado pela Polícia Civil como Heber Henrique de Souza Martins, que fugiu da Cadeia Pública de Engenheiro Beltrão no último domingo (8), morreu na tarde deste sábado (14) em um confronto armado com a equipe do Pelotão de Choque do 4º Batalhão da Polícia Militar (BPM), de Maringá, em Sarandi. Ele cumpria a pena por furto.

De acordo com o portal Plantão Maringá, ao ser localizado pela equipe policial em posse de um veículo furtado da prefeitura de Londrina, o foragido reagiu à abordagem atirando contra os militares, o que resultou em uma troca de tiros.

Nenhum policial ficou ferido durante o confronto. O detento, no entanto, foi baleado e morreu no local. A arma de fogo usada por ele foi apreendida, e a Polícia Científica esteve presente para realizar a perícia.

Durante os dias em que esteve foragido, ele cometeu uma série de atos ousados. Na noite em que escapou, invadiu a delegacia de Polícia Civil de Engenheiro Beltrão usando uma chave micha para arrombar as portas, de onde furtou uma viatura Toyota Hilux, quatro armas longas – entre elas, uma submetralhadora .40 milímetroscoletes balísticos e munições. O veículo e o armamento foram localizados depois, abandonados em Londrina.

Após o ocorrido, o delegado Fabrício Ortolan relatou à TRIBUNA como se deu a ação do detento. “Como não havia ninguém no local [delegacia], ele teve todo o tempo dentro da delegacia para arrombar as portas”, disse. Ainda segundo ele, não há indícios de facilitação interna: “A princípio, foi ousadia mesmo”, afirmou.

O preso era considerado de “confiança” pelo sistema prisional e tinha autorização para realizar serviços externos. Ele havia prestado serviços na própria delegacia, o que pode ter contribuído para a ação. Após dias de buscas por diferentes cidades do estado, Martins acabou localizado e morreu no confronto.