Gaeco faz operação contra o jogo do bicho em Curitiba

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Imbituva deflagraram nesta quinta-feira, em Curitiba e mais quatro cidades do Estado, a

Operação Azimute. O objetivo é combater uma organização criminosa especializada na exploração da contravenção penal do jogo do bicho, com ramificações na corrupção e lavagem de dinheiro.
Os policiais do Gaeco cumpriram mandados de busca e apreensão contra nove pessoas em 12 endereços nas cidades de Curitiba, Imbituva, Prudentópolis, Ivaí e Colombo. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Imbituva. De acordo com o Gaeco, as investigações em torno da organização foram iniciadas ainda em 2020.

O coordenador do Gaeco, procurador Leonir Batisti, informou que o grupo usava diversos pontos comerciais – como postos de gasolina, distribuidoras de bebidas e casas lotéricas – para “lavar” o dinheiro ilegal obtido com a exploração do jogo do bicho. Ainda segundo o Gaeco, o grupo comanda uma extensa rede de bancas do jogo em diversas cidades do Estado e pode ter recebido proteção de agentes públicos locais, o que caracterizaria os crimes de corrupção e prevaricação.