Homem que matou ex-mulher é condenado a 35 anos de prisão em Engenheiro Beltrão
O morador de Engenheiro Beltrão, Josias Lemes, de 35 anos, foi condenado nessa quarta-feira (14), a 35 anos e 8 meses de prisão pela morte da ex-mulher Ana Paula Correa, 34 anos, assassinada a facadas em setembro de 2023. Ele, que já estava preso desde a época do crime, era réu confesso.
O julgamento foi feito no Fórum de Justiça do município, por um júri popular, presidido pelo juiz Silvio Yamaguchi. O promotor de justiça do caso foi Victor Hugo Ehmke Pizzolatti. Atuaram na defesa do réu os advogados: Victor Hugo Parolin e Christiano Sato.
O júri entendeu que o assassinato foi praticado por motivo torpe. Lemes foi condenado nas seguidas qualificadoras: feminicídio, que brade medida protetiva e ocultação de cadáver. Familiares da vítima acompanharam o julgamento e comemoraram a condenação do ex-companheiro de Ana Paula.
O crime
O crime chocou o município à época dos fatos pela crueldade com que agiu o condenado. Após matar a vítima, Lemes abandonou o corpo em uma área rural do município. Depois de preso, dez dias depois do desaparecimento de Ana Paula, ele confessou que matou a ex-mulher a facadas e levou os policiais até o local onde abandonou o corpo, em uma área rural do município.
A vítima tinha sido vista pela última vez em 4 de setembro de 2023, quando entrou no carro do suspeito. Câmeras de vigilância registraram o momento e ajudaram nas investigações. A polícia disse que ela tinha uma medida protetiva contra ele, mas que o casal teria reatado o relacionamento. O corpo de Ana Paula foi encontrado em avançado estado de decomposição.