IML identifica 10 trabalhadores mortos em capotamento de ônibus na PR-090
O Instituto Médico Legal (IML) de Londrina, divulgou no início da tarde desta quinta-feira (31), a identidade dos 10 trabalhadores mortos no capotamento de um ônibus no km 268 da PR-090, no trecho da Serra Fria, região de Sapopema, próximo a Londrina, distante 310 quilômetros de Campo Mourão. O acidente aconteceu na noite dessa quarta-feira (30).
As vítimas são Adilson Dias, motorista de 52 anos e os passageiros: Altemiro Gomes; Carlos Ricardo Gonçalves dos Santos; Edson Moreira; José Humberto da Silva; Josimar Soares do Nascimento; Jonathan Welingthon Souza; Luiz João dos Santos; Roberval da Rocha Silva e Sidney Rosa Pedroso. Eles não tiveram a idade divulgada até o momento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate das vítimas em conjunto com equipes do Samu, os trabalhadores são de vários estados brasileiros. Além de Mato Grosso do Sul, há vítimas do Maranhão, Bahia e Espírito Santo. Além dos 10 mortos, houve 21 feridos, encaminhados para hospitais de diversas cidades da região.
Os feridos foram identificados como Alexandro Silva Guilhermino, Allan Guimarães Mello, Amilton Junio dos Santos Conceição, Benivaldo dos Reis dos Santos, Carlos Augusto da Silva, Diego de Souza Barros, Eli Bernardo Lopes, Elizeu Pimenta Engenheiro, Elvis Costa da Silva, Geison Virgens Pereira, Genilson Simões do Espírito Santos, Islan de Jesus Oliveira, Jeferson de Brito Lopes, Jose Antônio Sena de Jesus, Nicolas Rafael dos Santos, Rafael Gaciano de Paula, Roque Ferreira Barreto, Ruan Ferreira Barreto e Sidnei Augusto da Silva. O estado de saúde deles não foi divulgado.
Outros dois passageiros, identificados como Carlos Lima Sacramento Júnior e Luiz Francisco Constantino dos Santos, já receberam alta hospitalar. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que chovia quando o condutor perdeu o controle da direção do ônibus, saindo da pista, capotando por várias vezes em uma ribanceira de cerca de 500 metros. O coletivo ficou completamente destruído. Ainda não se sabe o motivo que fez o motorista perder o controle das direção, mas segundo a polícia, na região do acidente, há uma curva bastante fechada.
Segundo informações, as vítimas seguiam para a cidade de Telêmaco Borba e iam trabalhar em uma fábrica de celulose da empresa Klabin. Por meio da assessoria de imprensa, a Kablin emitiu nota de pesar sobre o acidente. “A Klabin lamenta profundamente o acidente ocorrido nesta quarta-feira (30/3), no Município de Sapopema (PR), envolvendo um veículo que transportava funcionários de uma empresa que prestaria serviços na Parada Geral, na Unidade de Monte Alegre. A Companhia oferece todo o apoio e auxílio à empresa nesse momento, e se solidariza com os familiares e colegas das vítimas”, diz a nota.
Vários trabalhadores foram ejetados do ônibus, sofrendo morte instantânea. Outros ficaram presos às ferragens. Equipes de Socorro do Corpo de Bombeiros e Samu trabalharam no resgate dos feridos e dos corpos das vítimas fatais.