Megaoperação da Polícia Ambiental apreende 37 pássaros silvestres e armadilhas em Luiziana

Uma grande operação da Polícia Ambiental, da 3ª Companhia de Maringá, que responde pela região de Campo Mourão, terminou com a apreensão de 37 pássaros silvestres em cativeiro, nessa segunda-feira (5), na cidade de Luiziana. As informações são do “Luiziana Notícias”.

CLIQUE e participe do grupo da TRIBUNA no WhatsApp

De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, capitão Alcimar, foram emitidos R$ 23,5 mil em multas aos moradores flagrados com as aves de forma irregular. Entre os pássaros apreendidos estão os das espécies azulão, canarinhos, papagaios, trinca-ferros, sabiás, entre outros. Os agentes apreenderam também várias armadilhas e gaiolas.

Capitão Alcimar explicou que o objeto da ação é evitar que estes animais sejam capturados da natureza e mantidos em cativeiro, sofrendo, inclusive, às vezes, maus tratos. “Recebemos as denúncias e fazemos um levantamento para averiguar. Também fiscalizamos os criadores regulares para saber se o que estão declarando no sistema é correspondente aos animais que têm em suas residências”, disse o policial ambiental.

O trabalho envolveu pelo menos oito viaturas e vários agentes da Polícia Ambiental. Os moradores que tiveram pássaros apreendidos, além de responderem administrativamente com multas, responderão criminalmente na Justiça.

Os animais apreendidos foram encaminhados ao Instituto de Terras e Águas (IAT) de Campo Mourão, que analisará ser serão reintegrados à natureza ou destinados para algum criador.

Denúncias

Capitão Alcimar informou que a Polícia Ambiental depende de denúncias para ações como estas. Informações podem ser repassadas pelo número: 181.