Megaoperação fecha o cerco contra o tráfico de drogas na região
A Polícia Civil realizou uma megaoperação em conjunto com a Polícia Militar no município de Mamborê e no distrito de Rio Verde, pertencente a Juranda. A ação, denominada de “Mundus Fructus”, teve como alvo o tráfico de drogas na região da Comcam e foi realizada na madrugada dessa sexta-feira (11).
Durante a operação, os policiais cumpriram simultaneamente mandados expedidos pela justiça contra 10 alvos, sendo nove em Mamborê e um em Rio Verde. A ação resultou em três prisões, sendo uma delas em flagrante, pelos crimes de posse de munição e tráfico de drogas. Também foram apreendidos rádios comunicadores e diversos aparelhos eletrônicos.
A ação envolveu um efetivo policial de 25 agentes de segurança entre policiais militares e civis e oito viaturas. A operação contou com o apoio da Polícia Militar dos municípios de Mamborê, Boa Esperança e Juranda, equipe K9 (operação com cães) do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, Delegacia da Mulher e agentes da 16ª Subdivisão Policial do município, além de policiais civis de Iretama.
O delegado de Polícia Civil de Mamborê, Anderson Sérgio Romão, coordenou a operação. Segundo ele, as diligências foram resultados de meses de investigação, que identificaram núcleos criminosos envolvidos na comercialização de entorpecentes na região de Mamborê e municípios circunvizinhos.
“Estamos atuando de forma firme e estratégica contra o tráfico de drogas, que compromete a segurança, a saúde pública e destrói famílias. A operação de hoje representa um passo decisivo no enfraquecimento dessas estruturas criminosas que atuam em nosso território”, afirmou Romão.
As investigações apontam que os indivíduos alvos da operação possuem envolvimento direto com o comércio ilegal de drogas, movimentando valores e utilizando residências e comércios como pontos de distribuição.
Segundo o delegado, com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, as equipes também coletaram documentos e eletrônicos que poderão contribuir com o aprofundamento das investigações. Todo o material foi encaminhado para análise e, caso necessário, novas medidas judiciais poderão ser requeridas. Romão ressaltou que o apoio da população é fundamental no combate ao tráfico de drogas, e que denúncias anônimas podem ser feitas de forma segura pelos canais oficiais da corporação: 181 (Polícia Civil) ou 190 (Polícia Militar).
A Operação
A denominação da operação, “Mundus Fructus”, está relacionada ao apelido de um dos alvos da ação e simboliza a ideia de “fruta limpa”, em alusão à intenção de “limpar a região” do tráfico de drogas.