Operação contra facções criminosas cumpre mandados em Campo Mourão e Barbosa Ferraz

Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (31) em conjunto entre a Polícia Militar e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), contra facções criminosas no Paraná, cumpriu dois mandados de prisão nas cidades de Campo Mourão (1) e Babosa Ferraz (1). A ação foi batizada de “Operação Sicário”. 

De acordo com nota divulgada à imprensa pelo Ministério Público (MP), mais de 100 mandados de prisão e 104 de busca e apreensão estão sendo cumpridos. Os mandados são cumpridos em 40 cidades do Estado, tanto nas casas dos alvos, como também em presídios e delegacias. 

Segundo a Polícia Militar, 49 mandados de prisão são cumpridos em unidades prisionais e 58 alvos estão soltos. A operação tem como objetivo desarticular o poder dos chefes das facções que estão presos. Mais de 250 policiais militares estão envolvidos na operação.

Facção

Os presos são suspeitos de pertencer a organização responsável por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, comercialização e porte de armas, sequestro de pessoas, cárcere privado, crimes patrimoniais (roubos, latrocínios, estelionatos), falsificações, homicídios e tentativas de homicídio.

Parte dos crimes tem como foco a obtenção de recursos para manutenção das atividades da facção, e outros – notadamente homicídios e tentativas de homicídio – são praticados para intimidar e silenciar desafetos e afastar bandos rivais.