Operação contra o tráfico interestadual de drogas prende dois em Campo Mourão
Dois homens foram presos nesta terça-feira (1º) em Campo Mourão no âmbito da 2ª fase da operação Gênesis, desencadeada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Maringá em conjunto com policiais civis de Santa Catarina. Uma pessoa foi presa também em Itajaí (SC).
Os dois alvos presos no município já vinham sendo monitorados há algum tempo pelos investigadores. A polícia não divulgou detalhes sobre os presos para não prejudicar o andamento das investigações. Com eles, foram apreendidos cerca de quilos de capulho (variação da maconha com alto valor de mercado). Eles foram presos e encaminhados à delegacia da cidade.
De acordo com a Denarc, a operação teve como objetivo o combate ao tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. A operação cumpriu 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, além da determinação de medidas cautelares no valor de R$ 37,1 milhões.
Conforme as investigações, o bando criminoso utilizava agências de turismo como fachada para fazer a lavagem de dinheiro proveniente do transporte interestadual de entorpecentes e posterior comercialização no litoral catarinense.
O Denarc informou que a operação foi realizada simultaneamente nos estados do Paraná, nas cidades de Foz do Iguaçu e Campo Mourão; Santa Catarina, nos municípios de Balneário Camboriú, São José, Itajaí e Joinville; e no Rio Grande do Sul, no município de São Leopoldo.