PM retirou arsenal de armas de fogo de circulação na região em 2022: foram 123 apreensões

O Setor de Comunicação do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campo Mourão, divulgou um balanço sobre a quantidade de armas apreendidas no decorrer de 2022 na cidade e região. Pelos números divulgados à imprensa, a PM retirou um arsenal de armas de fogo de circulação. Foram 123 apreensões.

Os artefatos foram apreendidos durante operações especiais (programadas) e de rotinas, como abordagens no dia a dia. O grande volume chama a atenção, considerando que a maior parte dos homicídios registrados são praticados por este tipo de armamento, além de outros crimes, como roubos, por exemplo.

As duas últimas apreensões foram realizadas nesta semana. Foram apreendidas uma pistola Glock 9 mm e um revólver calibre 38. Dois homens, de 30 e 37 anos, acabaram presos. A primeira apreensão aconteceu após uma discussão entre vizinhos, em Campo Mourão. Durante o deslocamento a equipe se deparou com uma caminhonete onde possivelmente estariam os suspeitos.

Durante a abordagem nada de ilícito foi localizado com os dois homens. No entanto, um dos abordados, ao ser questionado sobre a suposta arma, disse que havia deixado em casa. Na residência dele os policiais apreenderam uma pistola Glock calibre 9 mm, com seletor de rajada, municiada com 16 cartuchos intactos. Os policiais verificaram que essa mesma dupla já havia se envolvido em uma outra situação de ameaça e dano momentos antes. O homem foi preso e autuado em flagrante por posse de arma de fogo e ameaça.

A outra arma de fogo foi apreendida na cidade de Juranda. Após receber informações que um homem havia efetuado disparos de arma de fogo nas imediações de um carrinho de lanches, uma equipe foi ao local e avistou um suspeito com as mesmas características informadas. Ao receber voz de abordagem, o homem tentou se esconder atrás do trailer e dispensou um objeto. Foi realizada a revista pessoal no suspeito de 37 anos. A fazer uma varredura no local, foi constatado que ele havia jogado um revólver calibre 38. O acusado foi preso e encaminhado à delegacia de Ubiratã para as providências cabíveis.