Polícia Ambiental prende três por pesca predatória e apreende 32 quilos de peixes

A Polícia Ambiental Força Verde prendeu três homens por pesca predatória no Rio Ivaí, na cidade de Fênix, na madrugada desta quinta-feira (12). Durante a ação, uma grande quantidade de petrechos de pesca foi apreendida.

A ação foi realizada na localidade conhecida como “Corredeira do Rio Rural” . Em virtude do baixo volume de água do rio, devido ao longo período de estiagem, pescadores estão aproveitando para armarem redes atravessando toda margem do rio, formando uma espécie de paredão, praticando pesca predatória.

No local, os policiais localizaram redes em quatro pontos do rio, totalizando 950 metros. Dois dos presos relataram ser pescadores profissionais, cadastrados na colônia de pescadores do Rio Paraná, em Porto Rico. Porém, o local onde foram flagrados somente é permitido a modalidade da pesca amadora, podendo ser utilizado somente caniço com molinetes ou carretilhas.

Das redes apreendidas, grande parte tinha malha inferior ao permitido pela legislação (8 mm) até mesmo para pescadores profissionais. Na ação, foram apreendidos 32 quilos de peixes, em sua grande maioria da espécie cascudo ‘chinelo’ e ‘abacaxi’, quase todos com o tamanho inferior ao permitido para captura.

Os policiais fizeram a soltura imediata de cerca de 15 quilos de peixes que ainda estavam vivos no momento da retirada das redes. Os acusados receberam voz de prisão no local, sendo encaminhados à delegacia de Polícia de Engenheiro Beltrão. Se condenados poderão ficar até três anos detidos.

A polícia estima que o prejuízo aos pescadores com as apreensões é de cerca de R$ 28.100,00. Ao todo foram feitos nove autos de infração ambiental totalizando R$ 21.960,00. Além dos 950 metros de redes, foi apreendida ainda uma tarrafa.

Foto: Edson Custódio/Tribuna do Interior