Polícia Civil cumpre mandados em Iretama contra o crime organizado

A Polícia Civil de Iretama, com apoio da Polícia Militar e da Delegacia da Mulher de Campo Mourão, desencadeou uma operação para elucidar dois grandes furtos ocorridos na região nos últimos meses, que resultaram em um prejuízo de R$ 150.000,00. As ações das forças de segurança têm como principal objetivo a identificação e responsabilização dos envolvidos.

Dando continuidade aos trabalhos investigativos, na manhã desta quarta-feira (12), foram cumpridos mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de diversos aparelhos celulares, que foram encaminhados à equipe de inteligência da delegacia de Iretama para perícia. O objetivo é obter provas materiais do crime.

Embora nenhum ilícito tenha sido localizado até o momento, as investigações seguem em ritmo acelerado, segundo o delegado Anderson Romão, responsável pelas investigações, visando a prisão de uma organização criminosa envolvida no furto de gado e soja. A operação contou com a participação de 13 policiais civis e 5 policiais militares, além da utilização de 5 viaturas para a execução das diligências.

Os crimes

Na madrugada do dia 9 de julho de 2024, criminosos invadiram um barracão em Iretama e utilizaram um caminhão para furtar aproximadamente 400 sacas de soja. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi ‘meticulosamente’ planejado, mas foi elucidado após a atuação dos investigadores, que identificaram um grupo suspeito de envolvimento tanto nesse quanto em outros crimes semelhantes.

Durante a investigação, os policiais fizeram uma análise minuciosa de indícios e cruzamento de informações, que resultou na expedição dos mandados de busca e apreensão. As buscas relacionadas a esse crime se concentraram na cidade de Iretama e no distrito de Águas de Jurema.

Outro crime com grande prejuízo à vítima ocorreu no dia 6 de dezembro de 2024, quando um grupo de criminosos invadiu uma propriedade rural em Iretama e furtou 29 cabeças de gado, utilizando três caminhões.

Durante as investigações, a Polícia Civil de Iretama conseguiu identificar e localizar os autores, que tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça. As buscas nesse caso foram concentradas no distrito de Águas de Jurema, em Iretama, e na cidade de Alto Paraíso, provável local para onde os animais furtados foram levados.

O delegado Anderson Romão destacou que a equipe da Polícia Civil de Iretama está atuando com firmeza e não medirá esforços para solucionar esses crimes. “As investigações prosseguem e a Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a justiça e a segurança da população”, declarou o delegado, ressaltando a importância da colaboração da comunidade no processo investigativo, por meio de informações anônimas.

Informações podem ser repassadas, de forma sigilosa, pelo telefone 190 ou diretamente à Delegacia de Iretama, pelos números (44) 3573-1212 ou (44) 9962-6613. “A participação ativa da população é essencial para os trabalhos investigativos”, afirmou.