Policiais do 11º Batalhão fazem curso com motos em Maringá

Policiais militares do 11º Batalhão de Campo Mourão que integram a Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam), passaram por um curso de 10 dias realizado na 2ª Esfaep (Escola de Formação e Aperfeiçoamento e Especialização de Praças) em Maringá. Policiais de outros batalhões que pertencem ao 3º Comando Regional de Polícia Militar, Guarda Municipal de Maringá, Sarandi e Corpo de Bombeiros, também participaram do curso, que teve início no dia 26 de agosto foi finalizado nesta quinta-feira, dia 5.

O objetivo do curso é aprimorar as técnicas de pilotagem com as motocicletas, garantindo assim mais agilidade, sempre observando a questão da segurança dos policiais e dos demais condutores durante o deslocamento”, explicou o 2º tenente Fernando José Weiber da Silva, um dos instrutores do curso. Além de treinarem técnicas sobre duas rodas,os policiais também tiveram instruções sobre primeiros socorros, manutenção básica da moto, legislação de trânsito, escolta e noções básicas de pilotagem.

Por ser uma modalidade de policiamento que permite mais agilidade para chegar aos locais de ocorrência, os policiais também estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Por isso o curso também simulou situações de risco que ocorrem no trânsito e adentramento em locais de difícil acesso, que exigem do piloto muita perícia e agilidade.

“Por mais que o policial já tenha experiência nesta modalidade de policiamento, o curso é fundamental para que motociclista consiga desempenhar a função nas ruas. Passamos desde o básico, como a manutenção da motocicleta até técnicas mais aprimoradas quanto ao comportamento da moto em situações adversas, como em uma derrapagem, por exemplo,” explica o tenente.

Entre os 24 agentes que passaram pela capacitação, esteve a policial Vanessa de Oliveira Santana, do 11º BPM. Única mulher a participar da capacitação, ela recebeu uma homenagem de mulheres que integram clubes de motociclistas, e que prestigiaram o evento de formatura realizado na manhã de quinta-feira (5), em Maringá.

Para o policial Eduardo de Araújo, que desde dezembro de 2018 integra a equipe da Rocam do 11º BPM, o curso trouxe uma visão diferenciada sobre como conduzir uma motocicleta durante as ações da PM. “Passar por uma reciclagem é sempre importante e nos deixa mais confiantes para o dia a dia da atividade policial. Com certeza essa instrução foi de grande valia para os policiais que atuam nesta modalidade de policiamento”, avalia. 

A Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) foi criada em São Paulo no ano de 1982, no 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA) da Polícia Militar do estado. Naquela época o objetivo era atuar principalmente nos centros comerciais e bancários. Rapidamente o policiamento sobre duas rodas ganhou destaque no Batalhão, uma vez que permitiu que os policiais se deslocassem com maior brevidade em meio ao intenso tráfego paulista.