“Desconto em financiamento dará fôlego para produtor rural”, diz Rubens Bueno

Após diversos pedidos de parlamentares e de entidades de produtores rurais, o governo federal autorizou a concessão de desconto de 35,2% sobre o valor das parcelas das operações de crédito rural contratadas no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para os produtores rurais prejudicados por seca ou estiagem nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR), que no início de fevereiro enviou pedido para a então ministra da Agricultura, Tereza Cristina, solicitando uma série de medidas para socorrer os agricultores paranaenses, esse desconto já é um alento. “Dará um fôlego para os agricultores. A ação poderia ter sido mais ampla e rápida, como nós pedimos, mas esse desconto nos financiamentos já é um avanço”, disse o deputado.

Rubens Bueno ressalta que no Paraná, somente na região de Campo Mourão, a estiagem provocou uma redução de 46% na produção de soja e 62,73% na de milho na região de Campo Mourão, de acordo com levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O desconto autorizado agora pelo governo a pedido do Ministério da Agricultura vale para as parcelas das operações de crédito rural de custeio e de investimento vencidas e vincendas no período de 1º de janeiro a 31 de julho de 2022. As operações devem ter sido contratadas até 31 de dezembro de 2021 e estar em situação de adimplência ou regularizadas até 31 de julho de 2022.

Outra exigência é que o produtor tenha o registro de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ou inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Para atender essa demanda, o governo abriu um crédito extraordinário de R$ 1,2 bilhão para a concessão de descontos em operações contratadas do Pronaf.