Em pronunciamento, Rubens Bueno faz balanço de mandatos

“A política está no nosso dia-a-dia, no nosso sangue, no nosso passado, presente e futuro”. Com essa frase, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) reforçou a importância da política na vida de todos os cidadãos em discurso de despedida da tribuna da Câmara nesta quarta-feira. Ele também fez um balanço de seus cinco mandatos na Casa.

No pronunciamento, o deputado ainda prestou contas do seu trabalho e lembrou que apresentou 2681 propostas entre projetos, emendas à Constituição, requerimentos e outros tipos de iniciativas. Doze projetos se transformaram em leis que trouxeram resultados relevantes para a população brasileira.

“Entre eles estão o que Institui o Programa de Cultura do Trabalhador; o que criou o vale-cultura; o que permitiu à mulher, em igualdade de condições, proceder o registro de nascimento do filho; o que instituiu o Marco Legal da Primeira Infância; o que tornou obrigatório o uso de farol aceso durante o dia nas rodovias; o que criou a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e o que estabeleceu o protocolo judiciário integrado nacional”, ressaltou Rubens Bueno.

A trajetória do parlamentar no Congresso Nacional foi marcada ainda pelo combate aos privilégios. Ele foi relator do projeto que regulamenta o teto salarial no serviço público para barrar os chamados supersalários. “Após quatro anos de batalha, conseguimos aprovar a proposta na Câmara. A medida, que pode trazer uma economia de até R$ 10 bilhões por ano para os cofres públicos, aguarda agora a apreciação do Senado”, relembrou.

Nessa mesma linha de acabar com privilégios, Rubens Bueno apresentou a emenda à Constituição que extingue o foro privilegiado, a que acaba com as férias anuais de dois meses para magistrados e integrantes do Ministério Público, e a que extingue a aposentadoria compulsória como medida disciplinar máxima para juízes afastados de sua função por estarem envolvidos em corrupção ou terem sido flagrados cometendo outras irregularidades.

“Nossa luta sempre foi firme e persistente, como toda a nossa história política. Vou completar meu atual mandato de deputado federal com o mesmo empenho e o comprometimento de sempre. Mas, mesmo fora da Câmara, em 2023 continuarei trabalhando em defesa da democracia e da população do Paraná e do Brasil. Nossa caminhada continua!”, garantiu Rubens Bueno, que agradeceu os 42.321 paranaenses que votaram nele em 2022.

O parlamentar, que sempre procurou construir sua trajetória política com foco e senso crítico, ressaltou que nesse percurso aprendeu que a política, acima das disputas, é a arte de construir consensos.

“O papel do representante político é servir. E acima de tudo: ouvir! Ouvir é, na maioria das vezes, mais importante do que falar. Mas ouvir sabendo distinguir, pensando, questionando. Tendo senso crítico das coisas. Até porque, muitas vezes ‘as vozes roucas da rua´, como assistimos hoje, podem ser manipuladas”, alertou.

Ao encerrar o discurso, Rubens Bueno agradeceu o apoio dos colegas e disse que ainda há muito trabalho pela frente. “Termino esse meu quinto mandato de deputado federal com o sentimento de dever cumprido. Novos desafios virão!”.