5 mil frangos morrem após falta de energia elétrica em granja em Engenheiro Beltrão

Um forte temporal atingiu o município de Engenheiro Beltrão na noite dessa terça-feira (4), provocando queda de energia elétrica e graves prejuízos na zona rural. Em uma granja, mais de 5 mil aves morreram após o sistema de ventilação ser interrompido devido à falta de energia. Os frangos já estavam no ponto para abate. As informações são do site Enfoque Regional.

Os ventos e a chuva começaram por volta das 20 horas. Além das perdas na avicultura, o temporal causou danos em lavouras e deixou residências destelhadas em algumas propriedades rurais.

Conforme informou o responsável pela granja, a queda de energia causada pela tempestade comprometeu o painel de controle que mantém a temperatura e a circulação de ar no interior do galpão. Sem ventilação, o ambiente ficou abafado e as aves acabaram se amontoando umas sobre as outras, morrendo por asfixia.

De acordo com informações, a granja abastece a unidade do frigorífico da JBS de Rolândia e todas as aves estavam prontas para abate. Com isso, além da perda sanitária, o prejuízo econômico é considerado bastante alto.

Equipes da Secretaria Municipal de Obras foram mobilizadas durante a manhã desta quarta-feira (5), com caminhões, retroescavadeiras e outras máquinas, para fazer a retirada das aves mortas e evitar o risco de contaminação no local.

Outras cidades da região da Comcam também vêm sofrendo com temporais. Campo Mourão, Quinta do Sol e Barbosa Ferraz registraram grandes estragos e prejuízos em decorrência das tempestades.