70 anos: Engenheiro Beltrão define programação de aniversário

A prefeitura de Engenheiro Beltrão definiu a programação festiva em alusão aos 70 anos de emancipação político-administrativa da cidade. Será de 22 a 24 de novembro. Além de shows artísticos nacionais, o município servirá o seu tradicional prato típico, o Leitão à Pururuca. Dentre as atrações, a população terá ainda barracas de alimentação, parque de diversões, feira de artesanato e produtos da agroindústria familiar, entre outras.

De acordo com a programação divulgada pela prefeitura, a festa será no centro da cidade. O aniversário do município é comemorado no dia 26 de novembro. O prefeito Junior Garbim adiantou que no dia 24 será realizado show com a dupla sertaneja Antony e Gabriel, a principal atração musical da festa. Um grande público é esperado para o show.

A abertura oficial da festa será na sexta-feira, dia 22, com a apresentação da dupla Marcos Paulo e Marcelo. As festividades seguirão no sábado, dia 23, com o show da dupla Carreiro e Capataz. O ponto alto das festividades dos 70 anos do município acontecerá no domingo, dia 24, quando será servido o prato típico de Engenheiro Beltrão, o “Leitão à Pururuca”. No mesmo dia, à noite, a festa será encerrada com o show da dupla Antony & Gabriel.

O feriado de aniversário da cidade, que é comemorado no dia 26 de novembro, uma terça-feira, será antecipado para a segunda-feira, dia 25. O objetivo, conforme o prefeito, é que a população possa aproveitar ainda mais a festa, que tem entrada gratuita ao público. “Estamos preparando uma grande festa para comemorar os 70 anos de Engenheiro Beltrão, que vive seu melhor momento administrativo. Esperamos que toda a nossa comunidade participe e venha comemorar conosco essa data tão especial para nosso município”, frisou Garbim.

O município de Engenheiro Beltrão recebeu essa denominação pela lei estadual n.º 790, de 14 de novembro de 1951, quando se tornou distrito do município de Campo Mourão. Em 14/12/1951, foi criado o município de Peabiru, com a área desmembrada de Campo Mourão, passando o distrito de Engenheiro Beltrão a pertencer ao município de Peabiru.

Foi elevado à categoria de município com a denominação de Engenheiro Beltrão, pela lei estadual n.º 253, de 26-11- 1954, desmembrado de Peabiru. As primeiras eleições foram realizadas em 3 de outubro daquele mesmo ano, sendo constituídos os Poderes Executivo e Legislativo municipais.

Quinze prefeitos já foram empossados para comandar o município. O primeiro foi Joaquim Antonio Bueno. Na ordem cronológica, assumiram ainda: Jordão Felício, João Cavalcante Menezes, Joaquim Viana Pereira Filho, Sidney Polato, Anésio José da Rosa, Jose Orlando Romeiro, Jose Dalpont, Euclides Saquetti, José Dalpont, Elias Lima, Rogério Rigueti e, atualmente, Garbim Junior, reeleito para o segundo mandato – gestão 2025/2028. Menezes, Polato e Lima também exerceram dois mandatos cada.