Acamdoze solicita a secretário sistema digital de radiocomunicação ao 11º BPM

A Associação das Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze) protocolou ofício junto à Secretaria Estadual de Segurança Pública, solicitando ao secretário de Estado, coronel Romulo Marinho Soares,  a substituição do sistema de radiocomunicação do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão (BPM), de analógico para digital.

No documento, a entidade solicita à secretaria, que disponibilize ao Batalhão, na medida do possível, um rádio comunicador fixo Motorola, modelo APX 2500T com antena de 5/8 de ondas; e rádios móveis para as viaturas, marca Motorola modelo APX 2500T. A entidade, solicita também o envio de um HT para uso individual do policial fora da viatura, marca Motorola, modelo APX 900 para o destacamento de Engenheiro Beltrão, pertencente ao 11º BPM. O destacamento de Engenheiro Beltrão está com um projeto piloto na região para readequação da rede de analógico para digital. 

Atualmente o sistema digital é uma realidade a serviço da segurança pública no Brasil. Porém, em grande parte do Paraná, incluindo a região da Campo Mourão, a PM ainda continua com a comunicação na era analógica. Para substituição do sistema, todos os radiocomunicadores das viaturas policiais e da Central de Operações Policiais Militares (Copom) do 11º BPM devem ser substituídos pelos equipamentos mais modernos. 

Com base em informações adquiridas, o presidente da Acamdoze, Luiz Tavares Rosa, vereador de Engenheiro Beltrão, comentou que o serviço analógico, deixa a desejar principalmente em questões fundamentais para o trabalho policial, como a confidencialidade e alcance da informação. “Não há investigação sem sigilo, quando ele é quebrado, há problema. No rádio digital, ninguém vai ouvir a polícia”, destacou, se referindo que no sistema analógio a frequência da PM é copiada por terceiros.

O pedido já se encontra com o Secretário de Segurança. Rosa acredita que a solicitação será atendida. “É inadmissível que mesmo com o avanço das tecnologias em comunicação, as forças policiais continuem utilizando rádios analógicos. Isso precisa mudar. E nós temos o dever de ajudar nossa Polícia Militar melhorar essa realidade”, falou. 

A intenção da Acamdoze, é cobrar do poder executivo (no caso o Governo do Paraná) medidas que aparelhem melhor a Polícia Militar. O sistema digital funciona no Paraná apenas em algumas cidades, como em Curitiba e Londrina. No Brasil, vários estados são exemplos bem sucedidos do sistema, como Espírito Santo, Alagoas, Distrito Federal, Acre, Rio de Janeiro (capital); entre outras.

Protocolo
O protocolo é identificado pelo número 17.521.729-0 e pode ser acompanhado por qualquer cidadão no site: www.eprotocolo.pr.gov.br/