Ações do ‘Setembro Amarelo’ seguem movimentando a região

As ações do 'Setembro Amarelo', campanha de prevenção do suicídio, seguem movimentando os municípios da região da Comcam. Desde o início deste mês, várias atividades vêm sendo desenvolvidas com supervisão e orientação da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão.

No município de Roncador, por exemplo, já foram realizadas palestras, inclusive direcionadas a servidores municipais sobre a saúde mental. Para esta quinta-feira (26), a programação na cidade inicia a partir das 8 horas, na Praça Moysés Lupion com o evento Dia de escuta na praça. Haverá a barraca do abraço, oficinas, escuta terapêutica com psicólogos, além de vídeos motivacionais.

A cidade de Moreira Sales também segue envolvida com atividades. A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma Caminhada de Prevenção ao Suicídio, projeto em parceria com o Centro de Convivência do Idoso, Departamento de Esportes e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Conforme a secretária municipal de Saúde, Roberta Carpiné, a caminhada teve por objetivo conscientizar a população em torno do Setembro Amarelo. É o mês dedicado a prevenção ao suicídio, lembrando que todo dia é dia de prevenção, destacou Roberta.

Já na sexta-feira (27), o município de Boa Esperança irá realizar uma mobilização com adolescentes de 12 a 17 anos, com atividades de roda de conversas, dinâmicas e atividades recreativas. A ação será realizada no estádio municipal José Navarro, com envolvimento da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Cultura. A expectativa é reunir em torno de 270 participantes.

Também na sexta-feira (27), alunos do colégio estadual João Maffei Rosa, irão participar de um teatro com o tema Suicídio e Automutilação. As ações estão sendo realizadas também nas cidades de Campo Mourão, Quinta do Sol, Corumbataí do Sul, Goioerê, Ubiratã, entre outras com a montagem de painéis informativos nas unidades de saúde, capacitações para os profissionais da saúde e educação, reunião com famílias, palestras na educação, peças teatrais, roda de conversa com adolescentes, entre outras.

A psicóloga da Atenção Primária e Saúde Mental da 11ª Regional de Campo Mourão, Maria Sezineide Cavalcante de Melo, destaca que a proposta da campanha Setembro Amarelo é debater o suicídio informando a população e profissionais da saúde para que reconheçam os sinais de risco e possam auxiliar no tratamento já que os suicídios podem ser evitados se identificados em tempo prévio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 a 29 anos. O Paraná registrou 225 casos de suicídios nesta faixa etária em 2018; 54 jovens tinham idade entre 15 a 19 anos, e 171 entre 20 a 29 anos. A reportagem não conseguiu dados da região sobre o assunto.

Pesquisa mais recente do Ministério da Saúde, de 2016, registra 11.433 mortes por suicídio no país, em média, um caso a cada 46 minutos. O número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano de 2015, quando 11.178 pessoas tiraram a própria vida. O aumento do suicídio entre os jovens é um fenômeno mundial que vem causando grande preocupação.