Aluno engasga com borracha e é salvo por professora em sala de aula
A professora Cacilda Sturion praticou um ato heroico ao salvar a vida de um estudante, um menino de 6 anos, que se engasgou com uma borracha em sala de aula no início desta semana. O caso aconteceu na Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Quinta do Sol.
De acordo com informações, a criança que estuda no 1º ano, começou a passar mal com a borracha presa nas vias respiratórias, enquanto Cacilda atendia outro aluno nas primeiras cadeiras, de costas para ela.

Uma colega percebeu a situação e alertou a professora, que aplicou a manobra de Heimlich, conseguindo desengasgar a criança, evitando que o pior pudesse acontecer. O ato da professora foi reconhecido pelo prefeito da cidade, Leonardo Romero, que a recebeu em seu gabinete.
Romero agradeceu na ocasião a professora por ter salvado a vida da criança. Ele também elogiou o preparo da educadora e destacou a importância da formação e da atenção no ambiente escolar. “A rápida iniciativa da docente evitou que o caso se transformasse em uma tragédia”, disse o gestor. O vídeo de agradecimento à gestora e que mostra o momento do salvamento pode ser visualizado abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Capacitação de primeiros socorros
Segundo o município, na rede municipal de ensino de Quinta do Sol, os professores passaram por capacitação em primeiros socorros, com base na Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que determina o treinamento de profissionais da educação para lidar com emergências.

