Após 50 dias de caminhada, francês destaca força histórica dos Caminhos do Peabiru
A travessia do expedicionário francês Gilles Verrecchia pelos Caminhos do Peabiru voltou a colocar em evidência o potencial turístico e histórico da rota milenar que corta o Paraná. Após cerca de 50 dias caminhando pelo trajeto, o viajante fez uma parada estratégica em Curitiba, onde participou de uma reunião técnica na Secretaria de Estado do Turismo (Setu) para compartilhar experiências e impressões sobre a jornada.
Conhecido como “Gil”, o andarilho percorre a antiga rota indígena com o objetivo de atravessar o continente a pé. Inspirado pelo Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, ele afirmou que encara a experiência como uma conexão profunda com a natureza e a espiritualidade. “Eu considero um caminho espiritual. Infelizmente não é muito conhecido, mas é um caminho extremamente interessante”, afirmou.
O francês também destacou o impacto das paisagens e do silêncio encontrados durante a travessia pelo território paranaense, especialmente ao passar pelo Caminho do Itupava e pelas regiões montanhosas do Estado.
“O silêncio foi muito impactante e eu estava o procurando. Através das montanhas, quando realmente você está totalmente em silêncio, a natureza é linda”, relatou.
A passagem do expedicionário pela capital paranaense ocorreu em meio ao avanço do projeto do Governo do Paraná para estruturar oficialmente a Rota Turística Caminhos do Peabiru. A iniciativa prevê o georreferenciamento de aproximadamente 2,2 mil quilômetros de trilhas históricas, consolidando o trajeto como produto de turismo cultural, ecológico e de aventura.
Caminhos do Peabiru
Os Caminhos do Peabiru formam uma antiga rede de trilhas transversais utilizada há mais de 3 mil anos por povos indígenas para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico. Em 2022, o trajeto foi reconhecido como Patrimônio de Natureza Cultural Imaterial Paranaense pela Lei Estadual nº 21.046.
O projeto é desenvolvido pela Setu e pela Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl), em parceria com a Paraná Projetos e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Estadual de Maringá (Fadec).
O trabalho técnico em andamento contempla diretamente 97 municípios paranaenses e servirá como base para a implantação de sinalização turística, criação de ferramentas digitais e desenvolvimento de produtos voltados ao turismo sustentável e à valorização cultural da rota.
O secretário estadual do Turismo, Luciano Bartolomeu, destacou a importância histórica e turística dos Caminhos do Peabiru. “Os Caminhos do Peabiru são uma coisa fantástica, é um caminho de energia, uma coisa histórica, que as pessoas têm que procurar conhecer mais e trilhar”, afirmou.
De acordo com o cronograma técnico do projeto, o site oficial e o aplicativo da Rota Turística Caminhos do Peabiru devem ser lançados em junho, reunindo mapas, trajetos e pontos de apoio aos visitantes.
Já o plano executivo de sinalização turística em campo deverá ser concluído até setembro.
O prazo foi reajustado em razão das dificuldades de relevo em alguns trechos e das chuvas registradas nos últimos meses. Paralelamente à estruturação da rota, o Governo do Paraná também realiza Consultas Livres, Prévias e Informadas (CLPI) junto às comunidades indígenas, buscando assegurar o respeito à história, à cultura e à preservação dos territórios ligados aos Caminhos do Peabiru.
Com informações da AEN

