Após cassação de chapa inteira, novo vereador será empossado nesta quinta na região

Após a cassação de uma chapa inteira de candidatos pelo Partido Republicanos, que disputaram as eleições de 2020, que terminou com a perda de mandato de um parlamentar eleito, tomará posse nesta quinta-feira (7), às 19h30, na Câmara Municipal Campina da Lagoa, distante 98 quilômetros de Campo Mourão, o novo vereador, Ivan Douglas Freiberger Freitas Pereira. Ele é servidor público municipal de carreira na área da Saúde. Disputou as eleições municipais de novembro de 2020 pelo MDB. Sua diplomação pela Justiça Eleitoral foi feita no dia 27.

Ivan disse que finalmente agora poderá apresentar seus projetos e ideias como parlamentar. O novo vereador disse que Justiça foi feita. “Fui privado por um ano e meio do meu cargo que fui eleito por direito sem poder trabalhar em favor da nossa população [como vereador]. Demorou um pouco, mas a Justiça foi feita”, ressaltou.

Ele vai ocupar a cadeira que pertencia ao então vereador José Antônio dos Santos, mais conhecido como “Zezinho da Vila” (Republicanos). Zezinho recebeu 240 votos nas eleições de 2020.

Denúncia

Ivan conseguiu provar à Justiça a denúncia de fraude pelo partido Republicanos em 2020. Para formar uma chapa completa de vereadores, o grupo teve duas candidaturas fictícias. “Após a diplomação dos vereadores eleitos em dezembro de 2020 ingressei na Justiça Eleitoral com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME). O Partido Republicanos tinha duas candidaturas fictícias com objetivo apenas de completar chapa para a disputa eleitoral”, falou. A chapa era formada por 10 candidatos, dos quais, “Zezinho da Vila” fazia parte.

A Justiça Eleitoral fez a recontagem dos votos e entendeu que Ivan tem direito ao cargo com a ‘sobra’ de votos do MDB, que era segunda vaga. Ele recebeu 224 votos nas Eleições de 2020. Ivan conseguiu vitória na Justiça de primeira instância e também no Tribunal Regional Eleitoral. O partido ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar reverter a decisão.

“Temos muitos projetos para apresentar. Estou com muita vontade mesmo de trabalhar como vereador. Inclusive formei em gestão pública para justamente ter uma base para exercer o mandato”, informou Ivan em recente entrevista à TRIBUNA. Ele disse que será ‘parceiro’ do Executivo. “ Vamos atuar em todas as áreas, em especial na Assistência Social e Saúde”, destacou.